87% dos brasileiros pretendem presentear neste Natal. Valor médio do presente deverá ser de R$ 122

Pesquisa revela cenário positivo para o varejo neste Natal: mais brasileiros devem ir às compras e gastar mais com os presentes em relação ao ano passado. De acordo com o levantamento, 87% dos consumidores entrevistados têm a intenção de comprar pelo menos um presente este ano (um aumente do 20% na comparação com 2013).

Apenas 3% dos consumidores entrevistados disseram que não vão comprar nada para presentear e outros 10% ainda estão em dúvida ou não souberam responder. O objetivo da pesquisa foi avaliar a intenção de compras no Natal de 2014, mapeando as preferências e percepções dos consumidores em relação aos produtos, preços, forma de pagamentos e locais de compra.

Confira outros insights do levantamento:

Lista de presentes e perfil do presenteado:

Os presentes mais citados foram:

Há uma predominância maior de mulheres que presenteiam calçados (55%) e de homens que presenteiam smarthphones (24%). Quem decide presentear alguém leva em conta, principalmente, o perfil do presenteado (47%), o desejo de quem ganha (20%) e o preço do presente (11%).

As mães aparecem em primeiro lugar na relação dos mais presenteados (56%), seguidos pelos filhos/filhas (53%), cônjuges (52%), pai (36%), amigos (22%) e namorados/namoradas (20%).

Forma de pagamento:  

As formas de pagamento mais utilizadas nas lojas brasileiras, segundo os entrevistados, serão:

Para quem vai parcelar os presentes, a média é de cinco prestações por compra. Houve um crescimento significativo de consumidores que pretendem parcelar as compras no cartão. No Natal do ano passado o percentual era de 16% e subiu para 27% neste ano.

Local da compra:

Os locais preferidos para as compras devem ser:

De todos os presentes que serão vendidos no Natal deste ano, cerca de 20% serão provenientes da internet.

A pesquisa entrevistou 681 consumidores de ambos os sexos e de todas as idades e classes sociais nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de no máximo 3,7 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%. Isso significa que em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões.

Fonte: SPC Brasil

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