Por quase 1 hora, Ciro Bottini não tirou o sorriso do rosto enquanto compartilhava com a plateia as lições que aprendeu sobre vendas em mais de 40 anos de experiência profissional. Com o tema “Vender! Vender! Vender! Como encantar clientes e turbinar resultados”, Bottini foi um dos destaques do palco principal no último dia do ACBr Day, evento de software house e automação comercial, correalizado pela Mercado&Consumo, nos dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Arca, região oeste da capital paulista.
Bottini deu prêmios em dinheiro, fez dancinha e conquistou o público, tornando o encerramento do evento uma experiência memorável. Na prática e com a maestria dos anos fechando negócios, ensinou que o sorriso abre portas, o carisma conquista, boa comunicação gera credibilidade e a conexão emocional com o cliente define a venda – e a recorrência.
Dono de um extenso currículo, o palestrante tem mais de quatro décadas de experiência como vendedor na TV e no digital, 50 mil horas ao vivo na TV e em lives por todo o Brasil, além de acumular mais de 1.000 palestras e campanhas realizadas, impactando cerca de 40 milhões de clientes.
“Todo mundo é vendedor. O dono da empresa vende, o gerente vende, o médico vende, o arquiteto vende, o engenheiro vende, o advogado vende. Tem que vender todo dia, todo tempo. Não adianta nada você ter um produto maravilhoso, uma habilidade incrível, se o mercado não conhece. Se você tem um negócio muito bom, mas o mercado não conhece, não compra e isso faz com que você tenha encalhe”, afirmou.
“Vocês querem ficar encalhados? Não! Fala não, Bottini!”, brincou com o público. “Então, aprenda a vender. Vai desenvolvendo e aprimorando suas habilidades de venda. Porque a venda é a atividade mais importante de todas”, continuou. Segundo o palestrante, a venda move o mundo, aquece o mercado, a economia, gera emprego, gera produção, gera crescimento. “Toda vez que tem alguém vendendo alguma coisa, qualquer coisa, a economia do País está crescendo”, destacou.
Além dos produtos, serviços, ideias e projetos, a principal venda, de acordo com Bottini, é a marca pessoal. Destacando ser este o principal ativo de cada pessoa, ele recomenda que seja bem criada e fortalecida todos os dias para permanecer relevante “no terreno sagrado das marcas”. Pela sua experiência, existem vendedores muito bons, que vendem de tudo, menos a si mesmos, o que impacta nos resultados negativamente.
Antes do cliente comprar qualquer coisa, ele compra a imagem do vendedor. “Atenção: faça o seu cliente gostar de você, porque quando o cliente gosta do vendedor, fica mais propenso a fechar negócios. Quem é mais querido pelo cliente, vende mais”, aconselhou. Para fechar bons negócios, é preciso ter marca pessoal forte e gerar credibilidade e autoridade no assunto.
Não é sobre estar, mas ser
Ciro Bottini disse que sua taxa de conversão gira em torno de 80%. Suas estratégias, além da empatia e do carisma, passam por rápido retorno às demandas dos clientes, principalmente aos que chegam pelos canais digitais, por repetir o nome do contato ao menos três vezes em respostas por áudio curto e animado. “A primeira impressão tem de ser inesquecível”.
O palestrante repetiu a todo instante que ama ser vendedor e chamou a atenção do público para o vínculo com a profissão. Para ele, não se trata de estar como vendedor em uma empresa, mas ser vendedor em tempo integral. Por essa razão, ele disse, permanece relevante no mercado e na profissão, ajustando-se às mudanças tecnológicas, buscando qualificação para o aprimoramento contínuo, sem jamais perder o foco no encantamento e no entretenimento do seu cliente.
Dicas para se tornar um bom vendedor
Seja para vender produtos e serviços seja para vender a si mesmo, Bottini compartilhou algumas lições do seu aprendizado ao longo da vida como vendedor.
- Comunicação
A boa comunicação tem o poder de influenciar as pessoas e gera credibilidade. Feita sempre com simpatia e sorriso no rosto, a comunicação deve ser objetiva, pois cada segundo do cliente importa. Se o comprador deixar de prestar atenção, o vendedor perde a conexão e dificilmente irá recuperá-la.
- Simplicidade
A conversa com o cliente deve ser feita de maneira simples para que qualquer pessoa entenda o que está sendo vendido. O maior erro do profissional de vendas é rebuscar a comunicação, usando termos difíceis e que ninguém entende. As melhores ideias são as mais simples.
- Repetição
A boa comunicação repete informações importantes, pois isso ajuda o cliente a memorizar e a entender o que está sendo vendido. Se o cliente não entender o que o vendedor oferece, nem sempre irá perguntar do que se trata, e não compra.
- Geração de valor
Vendedor bom não depende do preço do produto ou de desconto. Quem vende preço, vende volume e não traz margem. Os melhores argumentam sobre a geração de valor do produto ou serivço para o seu cliente. Outra dica é transformar a apresentação em um show, dessa forma, irá tirar o foco do cliente do preço para realizar uma venda mais saudável e com melhor margem de ganho. “Vendedor que só vende preço, é tirador de pedido. E vendedor que só vendo o que o cliente foi buscar, é atendente”, comentou.
- Novos clientes e prospecção
O bom vendedor é obcecado por novos clientes e busca ativamente novas demandas no mercado todos os dias. Para isso, Bottini enfatizou a importância de fazer prospecção. “Eu considero o oxigênio do vendedor, o sangue que corre em suas veias”, destacou o palestrante. Diante da concorrência agressiva, o bom vendedor não se satisfaz com a sua base por dois motivos: o primeiro deles, é porque sempre pode perdê-la e, o segundo, é a obsessão pela conquista de novos leads. Bons vendedores têm clientes em potencial e prontos para serem abordados, não só por indicações, mas também por estarem atentos a novas oportunidades de negócio.
Usando a própria história como exemplo, o palestrante contou que entrou na Shopee após ler uma matéria sobre a realização de live commerce pelo marketplace asiático e não encontrar o seu nome como referência. “Eu só estou lá porque eu fui um vendedor ativo. Não fiquei na posição passiva, esperando, esperando, esperando. Eu sou do tipo que toca o telefone do cliente. Não espero o telefone do cliente ligar para mim”, comentou.
- A decisão de compra é emocional
Segundo Bottini, 95% das decisões de compra são emocionais. A partir desse dado, o bom vendedor precisa desenvolver habilidades de relacionamento para encantar o cliente, apresentando um show de entretenimento, com entusiamo, simpatia e alegria todas as vezes. Por mais que para o profissional o negócio seja uma repetição, o cliente está entrando em contato pela primeira vez para fechar negócio.
Ele destaca que é importante manter a magia da primeira vez – nas vendas, na vida, em todos os relacionamentos. Porém, sorrir é o mais importante. “Quem sorrir mais, vende mais e ganha mais”, finalizou.
Imagem: Mercado&Consumo