Comércio brasileiro cresce 2,9% em um ano, com destaque para hipermercados e vestuário

Materiais de construção lideram queda em novembro; Roraima registra maior crescimento regional

Comércio

O comércio brasileiro registrou queda de 0,2% nas vendas em novembro, após alta em outubro, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). No comparativo anual, o cenário foi positivo, com crescimento de 2,9%. O IVS acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, considerando operações realizadas via cartões, voucher e Pix no grupo StoneCo.

A metodologia utilizada no índice segue o modelo do Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), permitindo a análise de dados de pequenos, médios e grandes varejistas. O objetivo é oferecer um panorama do setor, contribuindo para decisões empresariais e investimentos.

“Em novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros (Selic) para 11,25%, alta que ocorre em cenário de aceleração da inflação. Sendo assim, é esperado que a pressão negativa da inadimplência e do serviço da dívida se torne mais elevada adiante”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone. “Em contrapartida, o bom momento do mercado de trabalho segue sendo uma força positiva para o consumo”, finaliza.

Comércio digital registra maior queda

O comércio digital apresentou retração mensal de 8,8%, enquanto o físico cresceu 1,7%. No desempenho anual, o digital recuou 8,1%, em contraste com a alta de 3,2% do comércio físico.

Setores em destaque

Na análise por setores, Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo lideraram com crescimento de 3,5%, seguidos por Tecidos, Vestuário e Calçados, com alta de 2,8%. Outros setores que cresceram foram Combustíveis e Lubrificantes (0,5%), Móveis e Eletrodomésticos (0,3%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,2%).

Materiais de Construção tiveram a maior queda, de 4,3%, seguidos por Artigos Farmacêuticos (-1,5%) e Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-0,3%).

Crescimento por estado

No comparativo anual, 25 estados registraram alta nas vendas. Entre os destaques, Roraima (10,3%), Amazonas (9,2%) e Sergipe (8,6%) lideraram. Apenas o Distrito Federal (-3,5%) e o Piauí (-1,0%) apresentaram queda no período.

Imagem: Shutterstock

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