Franquias projetam crescimento de 12,1% com diversificação de cardápios e formatos de loja

Redes apostam em novos produtos, dark kitchens e expansão para alcançar novos mercados e públicos

franquias

O setor de franquias no Brasil registrou crescimento de 12,1% na receita do terceiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, de acordo com a pesquisa trimestral da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A alta é atribuída a fatores como o aumento do índice de confiança dos consumidores, o crescimento do emprego e da massa salarial, além da desaceleração da inflação, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O segmento de alimentação fora do lar destacou-se como o segundo maior em crescimento, com uma alta de 14% no faturamento. Redes como Água Doce Sabores do Brasil, Divino Fogão e Mr. Cheney apresentaram resultados positivos e estão investindo em estratégias de expansão e diversificação.

A Água Doce Sabores do Brasil ampliou, em julho, o portfólio de produtos de marca própria, lançando bebidas tradicionais do universo coqueteleiro em parceria com a APTK. Segundo a rede, o objetivo é levar a experiência dos restaurantes para o consumidor em casa. A empresa também planeja abrir seis unidades em shopping centers até o final de 2025.

O Divino Fogão, que completou 40 anos em 2024, inaugurou oito restaurantes e reformou nove no terceiro trimestre. Com mais de 218 pontos de venda, a rede pretende expandir sua presença em outlets e shoppings e planeja abrir mais duas unidades no estado de São Paulo ainda este ano. “Queremos fortalecer nossa atuação em locais que combinem compras, lazer e refeições, além de investir em dark kitchens para atender o serviço de delivery”, afirmou a empresa.

Já o Mr. Cheney, com 80 unidades atualmente, investiu na diversificação do cardápio ao incluir salgados brasileiros, omeletes, milk-shakes e sorvetes. A estratégia elevou o fluxo de clientes e gerou um aumento médio de 8% nas vendas. Para 2025, a rede de franquias projeta alcançar 130 lojas e atingir um faturamento de R$ 78 milhões. “A diversificação e a abertura de unidades em locais estratégicos têm sido nossos principais focos para ampliar a presença no mercado nacional”, destacou a marca.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile