No mundo acelerado do varejo, estar à frente significa buscar constantemente novas perspectivas e abraçar a inovação. Uma das maneiras mais eficazes de alcançar isso é sempre ter um olhar atento para tudo. E isso, depois de um tempo, acaba virando um hábito. Entrou numa loja? Avalie a operação, o atendimento, o storytelling. Aprenda com a experiência na prática, há anos faço isso. E garanto: faz toda a diferença.
O potencial inovador do Brasil não decepciona (temos grandes exemplos locais) – alcançamos a 49ª posição no IGI, o índice global de inovação realizado pela Cornell University e pela Organização das Nações Unidas (ONU) em um total de 132 economias avaliadas.
Apesar de todo esse potencial (que, claro, poderia ser maior com investimentos mais significativos em pesquisa e desenvolvimento – mas isso é papo para outro artigo), uma outra forma de se conectar com a inovação no varejo é viajando para outros países, participando de feiras e eventos internacionais que, inclusive, meu time do Grupo Bittencourt e eu estamos fazendo agora.
Embarcamos nesta semana para a NRF Big Show, da National Retail Federation com a Delegação da Gouvêa Experience. Esses eventos não são apenas encontros, são caldeirões de ideias, tendências e estratégias que definem o futuro do varejo.
No coração das feiras internacionais está a oportunidade de conhecer as tendências emergentes em primeira mão. De tecnologias inovadoras a novas abordagens de atendimento ao cliente, esses eventos apresentam o que está por vir no varejo. Ao participar, as pessoas podem absorver essas novas ideias e, conhecendo a prática, podem se inspirar a aplicá-las em seus próprios contextos. Por exemplo, uma tecnologia apresentada pela primeira vez em uma feira em Paris poderia revolucionar a experiência do cliente em lojas do outro lado do mundo.
Um dos aspectos mais valiosos desses eventos é a chance de ouvir diretamente dos gigantes da indústria. CEOs, fundadores e líderes de redes do varejo global frequentemente compartilham suas percepções e experiências nesses eventos. Esse acesso direto à sua expertise proporciona uma oportunidade rara de aprender com aqueles que navegaram com sucesso no cenário do varejo, oferecendo lições tanto inspiradoras quanto práticas.
Outra grande vantagem é o networking com profissionais de todo o mundo. Essas conexões podem levar a colaborações e parcerias, fomentando uma cultura de inovação. Ao interagir com empresas diversas, os varejistas podem ganhar perspectivas e insights frescos, essenciais em um mercado globalizado.
Então, faço um convite, se você não pôde participar, mergulhe no conteúdo que estamos construindo. Estamos ansiosos para trazer de volta um conhecimento rico e muita inspiração. No setor de varejo de hoje, ampliar os horizontes por meio de experiências nacionais ou internacionais não é apenas algo necessário, é essencial para aqueles que buscam liderar e inovar.
Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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