Alta nos preços influencia 47% dos brasileiros a buscar lugares e marcas acessíveis

Quatro em cada dez consumidores afirmaram estarem gastando mais do que antes, porém comprando menos itens

brasileiros

Os brasileiros estão cada vez mais conscientes quando o assunto é compras mensais ou pontuais. Uma pesquisa do Instituto QualiBest revelou que 47% dos consumidores estão trocando lugares ou marcas por opções mais acessíveis em uma tentativa de economizar no orçamento mensal.

O estudo apontou que 43% dos entrevistados estão buscando estabelecimentos com melhores preços, enquanto 36% pesquisam promoções antes de sair para adquirir os produtos.

“A instabilidade econômica do país é o agente dificultador para um padrão de vida financeira saudável para o cidadão comum. Por meio da consciência de gastos, os consumidores desenvolvem uma compreensão sólida sobre o dinheiro e promovem habilidades necessárias para o dia a dia”, explica Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios:

A pesquisa destacou que quatro em cada dez brasileiros afirmaram estarem gastando mais do que antes, porém comprando menos itens. Em relação aos meios de pagamentos, o Pix é o mais utilizado tanto em lojas físicas (34%) quanto em online (55%), seguido do cartão de débito nos estabelecimentos físicos (24%) e o crédito (31%) no online.

“A utilização dos meios de pagamentos digitais oferecem maior praticidade ao brasileiro por proporcionar uma otimização de tempo. No entanto, é preciso destacar as prioridades nas compras mensais para que se tenha condições saudáveis de se manter financeiramente”, destaca Lamounier.

Essa preocupação em economizar também se deve por conta do encarecimento dos alimentos. Em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou uma alta de 0,31% nos preços. Entre os diferentes grupos pesquisados, o setor alimentos e bebidas teve um aumento de 1,53% no mês, demonstrando que o setor não funcionará como uma âncora para a inflação, igual ao ano passado.

“Uma oferta menor de alimentos gera a elevação dos preços, prejudicando o orçamento do consumidor e colocando em risco a segurança alimentar da população de baixa renda. É importante que os brasileiros as fiquem de olho em promoções e até mesmo realizar a troca de alguns produtos sazonais para diminuir os gastos e assim evitar que entrem no vermelho”, finaliza Lamounier.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile