O desejo dos consumidores por itens de moda e acessórios continua forte em janeiro, com 20% das intenções de compra, segundo o índice da Buzzmonitor, que analisou 587.119 publicações no X e no Bluesky entre 1º e 31 de janeiro de 2025. Entre as marcas mais desejadas estão Shein (25%), Renner (20%) e C&A (15%), seguidas por Nike (12%) e Adidas (10%).
Dentro da categoria de roupas e acessórios, camisetas lideram as menções (30%), seguidas por bolsas (20%), vestidos (15%), tênis (12%) e calças (8%). Apesar de manter o primeiro lugar pelo quarto mês consecutivo, a categoria registrou uma queda de cinco pontos percentuais em relação a dezembro.
Eletrônicos e materiais escolares seguem no ranking
Na segunda posição, a categoria de eletrônicos permaneceu estável, representando 15% das menções. Os itens mais desejados foram celulares (40%), fones de ouvido (27%) e notebooks (10%). Entre as marcas citadas, Apple lidera (8%), seguida por Acer (6%), Xiaomi (6%), LG (4%) e Sony (2%).
Com a chegada da volta às aulas, materiais escolares ganharam relevância e estrearam no top 10 das categorias mais desejadas, ocupando a terceira colocação. Mochilas foram o item mais mencionado (12%), seguidas por cadernos (20%) e canetas (15%). No ranking das marcas, Amazon aparece na liderança (18%), seguida por Shopee (9%) e Faber-Castell (3%).
A categoria de cosméticos e produtos de beleza subiu duas posições, alcançando o quarto lugar com 10% das menções. Dentre os itens mais desejados, sabonetes lideram (28%), seguidos por hidratantes (24%) e esmaltes (14%). As marcas mais citadas foram Natura (17%) e MAC (17%), com a estreia da Avon no ranking (6%).
Outras categorias em destaque
Os alimentos e bebidas ficaram na quinta posição (8%), com café (22%) e chocolate (14%) liderando as menções. Coca-Cola (8%) e Red Bull (2%) foram as marcas mais mencionadas. Artigos para o lar cresceram quatro posições e ocuparam o sexto lugar (7%), impulsionados por colchões (19%) e sofás (15%). Entre os varejistas mais citados estão Amazon (36%) e Shopee (28%).
Livros caíram três posições e ficaram em sétimo lugar (6%), enquanto turismo e viagens apareceram em oitavo (5%), com passagens e hospedagens entre os itens mais mencionados. Fitness e suplementos retornaram ao ranking na nona posição (4%), com destaque para o whey protein (85% das menções), enquanto videogames fecharam o top 10 (2%), liderados pelo Xbox (31%) e PlayStation (13%).
Imagem: Shutterstock