Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Restaurantes se adaptam para atender consumidor vegetariano e vegano

Um terço dos brasileiros já escolhe opções veganas nos cardápios

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Restaurantes se adaptam para atender consumidor vegetariano e vegano

A mudança no perfil de consumo da população brasileira está transformando o mercado de foodservice. Para atrair um público crescente de vegetarianos, veganos ou que reduziu o consumo de carne, os produtos plant-based têm sido uma oportunidade para a retomada dos restaurantes ao fim da pandemia de covid-19.

Segundo um estudo encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), foi realizado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), um terço dos brasileiros já escolhe opções veganas nos cardápios de restaurantes e lanchonetes. Além disso, 46% dos brasileiros já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.

“Com um cardápio mais centrado em pratos à base de plantas, os restaurantes conseguem atrair essa imensa base de clientes evidenciada pelas pesquisas, e ao mesmo tempo reduzir seus custos com alguns dos insumos mais caros, como carnes e queijos”, diz Mônica Buava, diretora-executiva da SVB.

Ela destaca que para incluir opções no cardápio é possível optar por combinações simples, tradicionais, utilizando ingredientes facilmente disponíveis no restaurante.

“Tem havido uma evolução da culinária centrada nas plantas, com técnicas que evidenciam o sabor – e o consumidor está cada vez mais ávido por algo que seja saboroso, faça bem ao planeta e seja acessível”, explica Mônica.

Eles podem optar por combinações simples, tradicionais, utilizando ingredientes facilmente disponíveis no restaurante. “Mas tem havido uma evolução da culinária centrada nas plantas, com técnicas que evidenciam o sabor – e o consumidor está cada vez mais ávido por algo que seja saboroso, faça bem ao planeta e seja acessível”, explica Mônica.

Aumento de oferta

Embora ainda exista muita demanda não atendida, a oferta de restaurantes nos últimos anos vem aumentando rapidamente.

Um mapa da Sociedade Vegetariana Brasileira mostra milhares de endereços que já oferece opções vegana. Batizado de Onde Tem Opção Vegana, a ferramenta reúne mais de 3,2 mil estabelecimentos no Brasil.

“O que acontece é que, além da parcela vegetariana da população, cresce muito rapidamente a parcela que procura reduzir o seu consumo de carnes e derivados. Em um, dois, três ou vários dias por semana, os brasileiros têm optado por fazer refeições vegetarianas ou veganas”, observa Ricardo Laurino, presidente da SVB.

Imagem: Reprodução

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasexperiênciaflexitarianosfoodserviceinovaçãoinvestimentomarcasmercadonegóciosprodutosrestaurantesserviçostecnologiaveganosvegetarianosvendas

Conteúdo Relacionado

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

de Redação 31 de maio de 2025

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

de Redação 31 de maio de 2025

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

de Redação 31 de maio de 2025

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

de Redação 31 de maio de 2025

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

de Redação 30 de maio de 2025

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

de Redação 30 de maio de 2025

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

de Redação 30 de maio de 2025

Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

de Redação 30 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile