Dispositivos vestíveis e com reconhecimento de voz e imagem são destaques da Zebra com foco no varejo

Equipamentos são fáceis de manusear, agilizam inventários, trazem alerta de ociosidade e rastreiam colaboradores em mapas

Duas grandes apostas da Zebra Technologies e de empresas parceiras são os dispositivos vestíveis e aparelhos com reconhecimento de voz e imagem com funcionalidades cada vez mais complexas. As demonstrações dessas novidades foram feitas em quatro quiosques instalados nas laterais do auditório do Hotel Unique, em São Paulo, no encerramento do evento “Connect”, promovido pela Zebra, na terça-feira, 7.

Os coletores vestíveis foram desenvolvidos a partir do conceito “mãos livres”. São muito leves e ergonométricos. O bastão de mão pesa 140 gramas enquanto o de dedos, chamado ring scanner, 60 gramas. São habilitados com leitores bióticos que agilizam, por exemplo, inventários em armazéns, armazenamento, liberação e separação de produtos, diminuindo o tempo de operação e garantindo atualização do estoque em tempo real.

Dispositivos vestíveis e com reconhecimento de voz e imagem são destaques da Zebra com foco no varejo
Ring scanner da Zebra

Seguindo essa tendência, um aferidor de volumes é capaz de fazer a cubagem instantânea de embalagens de 10 cm até 1 metro apenas apontando o leitor de imagem para o produto. Esta solução permite definir o veículo mais adequado para fazer o transporte da carga.
Um dispositivo de celular pode realizar leitura de códigos de barras, encaminhar fotos para a equipe e ser usado como walk-talk em qualquer parte do mundo desde que esteja conectado à internet.

O Lydia Voice é outra novidade da Zebra entre os aparelhos com comandos de voz integrados aos sistemas operacionais. Possui 50 opções de línguas e a versão demo, para degustação gratuita, está disponível para dispositivos Android e iOS, respectivamente, na Google Play Store e Apple Store.

Outros equipamentos

O Workforce Connect soma diversas funcionalidades. O equipamento da Zebra pode ser utilizado como tablet, celular, leitor de código de barras e até máquina para transações financeiras. Pode ser conectado a um PABX e transferir ligações da mesa diretamente para o aparelho. Contém lista de tarefas a serem executadas, rastreia o usuário, mostrando sua localização em um mapa, e emite alerta de inércia.

A Toshiba apresentou seus modelos de self-checkout e anunciou que seus scanners estão preparados para a leitura de códigos 2D (QR Code), que substituirão definitivamente os códigos de barra em 7 anos.

A Zebra também criou a plataforma Modern Store para varejistas e oferece serviços de hardware e software, além de suporte em toda implementação do processo, incluindo o treinamento de funcionários. No atendimento físico, a tecnologia só faz sentido se o colaborador compreender o propósito dela na garantia de uma melhor experiência de compra para o cliente e de satisfação de trabalho para si mesmo. Tablets robustos, que reúnem as informações dos produtos e permitem efetuar a venda imediata são um dos exemplos do que a empresa oferece.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs (Isis Brum).
Imagem: @thinkupcom

Sair da versão mobile