A Danone acaba de lançar a estação Recicle & Ganhe em parceria com a Green Mining e o Grupo Pão de Açúcar (GPA). A partir desse mês, os consumidores poderão descartar embalagens e outros materiais recicláveis e ainda receber cupons de descontos em produtos da fabricante de iogurte e lácteos, como Danoninho, Activia, YoPRO, entre outros, na loja participante da iniciativa e na plataforma de e-commerce do GPA.
Ainda em fase de testes, a estação ficará disponível em apenas uma loja do Pão de Açúcar – a unidade Roberto Marinho -, na zona sul da capital, antes de ganhar escala. Para participar, é preciso se cadastrar no site do GPA e também no aplicativo da Green Mining. Chegando ao local, haverá um dispositivo para que cada pessoa participante digite o CPF cadastrado e receba uma etiqueta com um QR Code que deverá ser colada na sacola com os resíduos.
Em seguida, é gerado um cupom instantâneo com desconto em produtos Danone na loja participante e no e-commerce do Pão de Açúcar, além de um desconto bônus, acumulativo, de acordo com a quantidade de recicláveis depositada. Podem ser entregues materiais como vidro, plástico, metal, longa vida, papel e papelão.
“Com o saco de recicláveis identificado, basta deixar os materiais na estação ‘Recicle & Ganhe’ Danone. Uma vez coletados, eles são pesados, contabilizados e geram cupons de desconto para uso nas lojas físicas participantes ou no site e app do Pão de Açúcar. Unimos tecnologia e sustentabilidade para garantir a rastreabilidade da logística reversa e otimizar a atuação de todos os elos envolvidos na cadeia de reciclagem”, explica Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.
De acordo com a gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil, Sheilla Montanari, a promoção da economia circular é parte da jornada de impacto assumida globalmente pela companhia. Por essa razão, o grupo está acelerando esse compromisso junto à Danone Circula, que investe em projetos focados em soluções de circularidade, que aumentam a reciclabilidade das embalagens, fomentam uma cadeia mais circular de baixo carbono e geram impacto positivo para as pessoas e para o planeta. “Com a ação ‘Recicle & Ganhe’, queremos também engajar consumidores, que são um elo importante no pós-consumo e para o descarte correto de resíduos”, afirma Sheilla.
Descarte inadequado de embalagens e logística reversa
Um dos maiores desafios para o meio ambiente e para o País é o descarte inadequado de embalagens pós-consumo, segundo o estudo “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023”, divulgado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). A pesquisa aponta que cerca de 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos tiveram destinação inadequada em 2022, ou seja, quase 40% de todo o lixo gerado no Brasil não recebeu o destino correto.
Com foco nesse problema, a Danone selecionou a startup Green Mining, especializada em logística reversa inteligente para fomentar a recuperação de embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção, incluindo, consumidores nesse processo. Desde 2023, a Danone investe no programa Fermenta Impacto+, iniciativa de inovação aberta voltada para implementação de soluções de startups de impacto positivo, em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no País.
A parceria também está em linha com a estratégia de sustentabilidade do GPA e, especialmente, da rede Pão de Açúcar, que há mais de 20 anos disponibiliza estações de reciclagem em suas lojas no Brasil e estimula o consumo consciente, além de ter como compromisso o combate às mudanças climáticas e o incentivo à economia circular de baixo carbono.
“Temos o compromisso de promover ações efetivas para o descarte consciente de resíduos e essa nova iniciativa é mais um importante passo em direção aos nossos objetivos de contribuir com o combate às mudanças climáticas. Ficamos muito felizes por sermos pioneiros na criação de programas de logística reversa no varejo alimentar, e acreditamos que essas iniciativas refletem nosso trabalho constante de inovação atrelado à sensibilização ambiental de nossos clientes, contribuindo na construção de um futuro mais sustentável”, afirma Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social do GPA.
Danone Circula
A Danone Brasil reformulou sua atuação em economia circular para acelerar sua contribuição local com os compromissos e metas globais que guiam sua jornada de impacto. O projeto “Recicle & Ganhe” faz parte dessa estratégia. “Além de oferecer um portfólio cada vez mais saudável, também estamos em uma jornada para que nossas embalagens sejam mais circulares e estamos entregando mais de 80% do nosso portfólio reciclável no Brasil em 2024”, conta Patricia Levy, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Danone Brasil.
Com a meta global de oferecer 100% de embalagens recicláveis até 2030, a empresa também tem o compromisso de reduzir pela metade o uso de embalagens virgens, de origem fóssil, até 2040 – sendo 30% até 2030. Além disso, vislumbra liderar o desenvolvimento de sistemas de coleta eficazes para recuperar o máximo de plástico que coloca no mercado até 2040. “Tudo isso está fundamentado em nossa essência Tudo de Bom, Tudo de Bem e em nosso compromisso como empresa B”, destaca Patricia.
“Cada uma dessas frentes compõem a plataforma Danone Circula, que conta com iniciativas pioneiras e projetos piloto inovadores, cujos objetivos são acelerar a transição da empresa rumo a um sistema de embalagem circular e de baixo carbono”, detalha Sheilla Montanari. A executiva também ressalta a preocupação da fabricante em não apenas recuperar os materiais que utiliza como também em reduzir o desperdício em toda a sua cadeia de valor. Para isso, mantém o investimento no apoio a catadoras e catadores de materiais recicláveis há 14 anos.
Entre outras iniciativas, a Danone destaca o desenvolvimento de embalagens Pet livres do pigmento branco. Dessa forma, aumentou a reciclabilidade e o valor de reciclagem do material, gerando mais renda aos catadores parceiros. Também lançou o piloto do projeto de reciclagem de bandejas de iogurtes, desenvolvido em parceria com a Yattó, startup especializada em soluções de reciclagem para materiais complexos, que recuperou mais de 34 toneladas PS nas cooperativas, o equivalente a 13 milhões de copinhos, de maio a dezembro de 2023.
Estação Recicle & Ganhe Danone
A unidade participante do Pão de Açúcar é Roberto Marinho. A loja fica na Avenida Jornalista Roberto Marinho, 3000, em Cidade Monções, zona sul de São Paulo.
Segundo a Danone Brasil, em breve, novas lojas participantes serão anunciadas.
Imagem: Divulgação