No meio dessa turbulência econômica jamais vista em anos, posso afirmar uma coisa: o varejo está com sangue nos olhos!
Muitas empresas que conheço nestes dois últimos anos se reviraram de dentro pra fora e de fora pra dentro! Cortaram desperdícios até não poder mais, enxugaram seus quadros ao limite, ocupando 100% do seu staff que sobrou com múltiplas tarefas. Mudaram a rotina de trabalho sistematicamente, gerando pouca oportunidade de acomodação. O pareto foi aplicado do head count à gestão de produto.
A “juniorização” dos profissionais, com todos os riscos que isso implica, foi disseminada e as folhas salariais caíram e a meritocracia por meio da performance está cada vez mais em alta.
Podemos afirmar literalmente que a crise gera oportunidades e nos fortalece, por isso os empresários brasileiros são reconhecidos mundo a fora, por lidarem com tantos desafios internos que acabam se tornando fortes e criativos, pelo menos os que sobrevivem.
O varejo está mais apto, não tenho dúvida, com o fluxo de clientes cada vez mais baixo em nossas lojas, on e off-line. Toda a atenção neste momento volta-se para a maximização da conversão das vendas. Os clientes não podem ser desperdiçados!
O cliente sabe o que quer e mesmo com a confiança mergulhada na incerteza do desemprego ele continuará comprando, menos e mais cautelosamente claro, mas, quem tiver o que ele busca nas condições que o conforta converterá a venda.
A área de produto não deve permitir ruptura do que são considerados “best sellers”, inclusive, pasmem, arrisco a dizer que uma “certa” cobertura a mais nestes itens devem ser mantidos no estoque!
Não duvido nada que qualquer pequena melhora no cenário político-econômico possa gerar falta de mercadoria.
A indústria enxugou as importações e a própria produção, corremos o risco de desabastecimento nos itens que mais vendemos.
Fizemos OBZ das contas internas, revemos processos que geram resultado, cortamos até o osso as despesas não estratégicas, exugamos mão de obra maximizando o máximo de produtividade.
Estamos mais preparados do que nunca – estamos com “sangue nos olhos”!
Quem viver verá!
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