Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Trabalhador troca almoço em grandes centros comerciais por restaurantes perto de casa

Mudança de hábito iniciada na pandemia continua com o home office e o modelo híbrido de trabalho

  • de Redação
  • 3 anos atrás
centros

Com a chegada da pandemia e as restrições impostas para conter o avanço do coronavírus, uma grande parcela dos trabalhadores adotou o home office como modalidade de trabalho principal. Mesmo com o avanço dos índices de vacinação e a queda do número de infectados, o esquema ainda é o preferido entre os trabalhadores, que trocaram seu horário de almoço em grandes centros pelo conforto do lar ou estabelecimentos perto de sua casa. 

É o que aponta um levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos. A empresa analisou dados de pesquisa global da organização, mostrando que, antes do isolamento social, 84% do consumo com cartões-refeição se dava nos locais predominantemente comerciais e apenas 16% em residenciais. Com o início da crise sanitária, o consumo fora do lar diminuiu para 31%, contra 69%.

“Quando fazemos um recorte do segmento de franquias, 43% das lojas que aceitavam o cartão Refeição Pass da Sodexo chegaram a ficar sem transações no cartão em abril de 2020. Para ajudar os estabelecimentos e consumidores durante o isolamento, passamos a fazer uma rápida conexão com os canais online, que ajudaram a manter as transações com esses meios de pagamento”, avalia Antônio Aguiar Tombé, diretor de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Passados dois anos desde o início da pandemia, o  executivo destaca a digitalização do consumidor, que permaneceu fiel aos aplicativos de delivery mesmo após o início das flexibilizações sanitárias.

“Nos primeiros meses de 2022, 57% dos franqueados continuaram aderentes aos canais online. Atualmente, 15% do faturamento desses estabelecimentos se dá por meio da venda digital dentro de plataformas de delivery ou aplicativos próprios. Essa é uma estatística que sequer existia antes da pandemia”, diz.

Consumo em regiões residenciais

De acordo com o diretor da Sodexo, o número de lojas de franquia que passaram a aceitar os cartões-refeição em zonas residenciais também é uma tendência que vale ser observada. “Isso se deve à mudança de comportamento no trabalho. Com o home office ou o modelo híbrido, as pessoas passaram a frequentar restaurantes próximos às suas casas. As lojas localizadas nessas regiões enxergaram a oportunidade e a necessidade de aceitar esses meios de pagamento”, conta. 

De acordo com Tombé, os desafios para o setor de franquias e varejo seguem sendo o aumento da frequência de compras, valor médio de consumo e o encantamento de novos consumidores. Estratégias de fidelização como a adoção de ações promocionais e uso de inteligência de dados para analisar o comportamento do consumidor são os principais aliados das companhias e obter insights valiosos para tomada de decisão. 

“É fundamental olhar sempre para os canais de venda. É preciso estar disponível para atender o cliente da forma como ele prefere comprar. Temos percebido o WhatsApp como instrumento poderoso nos últimos tempos”, completa.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilClientescomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoDeliverydigitalempresasestratégiafoodservicelojalojasmercadopandemiaserviçosSodexovarejovendas

Conteúdo Relacionado

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

de Redação 12 de maio de 2025

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

de Redação 12 de maio de 2025

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

de Redação 12 de maio de 2025

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

de Redação 12 de maio de 2025

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

de Redação 12 de maio de 2025

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

de Redação 12 de maio de 2025

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

de Redação 12 de maio de 2025

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

de Redação 12 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile