Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Descontos, facilidade de troca e devolução atraem o consumidor no e-commerce

  • de Redação
  • 7 anos atrás

Ao comprar pela Internet, o brasileiro é motivado por descontos, bons serviços, como troca e devolução mais ágeis, e desiste quando se depara com um frete caro. Está atrás principalmente de roupas, viagens, entretenimento e equipamentos eletrônicos. Estas são algumas conclusões do Consumer Propensity Study, pesquisa anual da SAP que avalia o comportamento, preferências e atitudes de consumo em relação às compras online. O levantamento consultou 1.000 consumidores no Brasil, de janeiro a julho deste ano.

De acordo com os dados da pesquisa, 78% dos brasileiros que costumam utilizar o e-commerce compram produtos relacionados à moda, 74% a turismo, 68% a experiências de entretenimento e 61% preferem eletrônicos. “As pessoas optam pelas compras na internet por dois fatores: preço e comodidade. Neste contexto, quem conseguir promover a melhor experiência de compra ao consumidor vai conseguir fidelizar e transformá-lo em cliente. Atualmente, experiências customizadas e satisfação do cliente devem estar no centro da estratégia dos negócios”, afirmou Jaime Muller, Chief Operating Officer (COO) da SAP Brasil.

O estudo da SAP revela que descontos e promoções influenciaram 74% dos entrevistados a iniciar um processo de compra, e 47% ainda dizem que oportunidades do tipo “desconto na compra de outro item” aumentam a probabilidade de fechar negócio. Notificações de baixo número de determinado produto em estoque (20%) e boas recomendações de outros artigos da mesma marca (24%) também são fatores positivos na hora de apertar o botão “comprar”.

O levantamento mostra que é fundamental que as marcas proativamente melhorem a experiência do usuário com ações como troca ou devolução fáceis (60%), possibilidade de experimentar o produto em uma loja física antes de realizar a compra (41%) e chatbots disponíveis 24 horas por dia para sanar dúvidas (49%). Acompanhando as tendências da tecnologia, a utilização de realidade virtual/aumentada para que o consumidor possa “sentir” o produto em sua vida antes de adquiri-lo é mencionada por 45% dos consultados.

“Com os dados que o Propensity Study fornece, podemos analisar e compreender o comportamento dos compradores em diversos momentos do processo, como os motivos para abandonarem itens no carrinho ou o quanto são impactados pela recomendação de produtos”, avaliou Muller.

A desistência da compra é outro fator mensurado pelo levantamento. Entre as principais razões para o abandono estão os altos preços do frete (70%), valores mais baixos em outros sites ou marcas (41%), produto indisponível em estoque (36%), prazo de entrega mais longo do que o esperado (39%) e nenhum desconto ou código promocional (36%). 15% se queixam da obrigatoriedade de criar um cadastro em determinado website para finalizar a compra.

*Imagem reprodução

  • Categories: E-commerce, Notícias

Conteúdo Relacionado

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

de Redação 10 de maio de 2025

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

de Redação 10 de maio de 2025

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

de Redação 10 de maio de 2025

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

de Redação 9 de maio de 2025

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

de Redação 9 de maio de 2025

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

de Redação 9 de maio de 2025

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

de Redação 9 de maio de 2025

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

de Redação 9 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile