O Festival 11.11 do grupo chinês Alibaba atingiu US$ 84,54 bilhões em vendas, alcançando novo recorde. No ano passado, as vendas foram de US$ 74 bilhões. A campanha de compras de duas semanas do Alibaba já supera todos os outros eventos de varejo do Planeta, mas a edição deste ano foi a maior até agora, reunindo pelo menos 900 milhões de consumidores chineses e 290 mil marcas.
Mais de 200 marcas participaram do evento por meio do Tmall Luxury Pavilion, a plataforma da Alibaba para marcas de luxo, incluindo Saint Laurent, Max Mara, Thom Browne e Van Cleef & Arpels pela primeira vez. “O ambiente de comércio eletrônico continua muito vibrante”, disse o presidente do Alibaba Group, Michael Evans. “A China continua sendo um mercado extremamente importante para as marcas crescerem hoje, mas também crescerem no futuro”.
O diretor de Marketing do Alibaba, Chris Tung, descreveu este como um momento de amadurecimento para o festival. “Nos primeiros estágios do 11.11, nos concentramos no crescimento – da mesma forma que os pais se concentrariam na altura e força de uma criança. Mas, quando a criança se torna adolescente, os pais mudam seu foco para nutrir o senso de responsabilidade da criança: o papel que ela desempenha na sociedade. Isso é o que estamos fazendo agora”, disse.
Tung disse que o verdadeiro valor do Festival 11.11 vai além dos números de vendas; está relacionado à forma como ele pode desempenhar um papel na “construção do futuro do consumo”. “O 11.11 é sobre como aproveitar melhor a tecnologia mais recente do Alibaba para apoiar marcas e comerciantes na condução de um crescimento sustentável e inclusivo de maneiras mais eficientes”, afirmou.
Sustentabilidade em destaque
Pela primeira vez, o Alibaba exibiu uma vertical dedicada a produtos ecológicos e de baixo impacto durante as vendas do 11.11. Isso ajudou a aumentar a visibilidade de 500 mil produtos de mais de 2 mil comerciantes, abrangendo as categorias de alimentos e bebidas, móveis, aparelhos eletrônicos e até carros. A Tesla, por exemplo, vendeu mais estações de recarga para seus carros elétricos no primeiro minuto do 11.11 de 2021 do que durante todo o festival no ano passado.
O mercado de bens usados Idle Fish lançou um serviço que incentiva os usuários a reciclar dispositivos e aparelhos eletrônicos indesejados, recompensando-os com ofertas de produtos com eficiência energética. “As plataformas de comércio eletrônico conectam-se com consumidores de um lado e comerciantes do outro. Eles têm uma vantagem natural quando se trata de impulsionar o consumo verde e práticas sustentáveis em todos os ciclos de vida dos produtos e cadeias de suprimentos”, disse Jin Min, professor da Escola de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade Renmin da China.
Mais de 60 mil estações de coleta de pacotes operadas pelo braço de logística da Alibaba, Cainiao Network, forneceram serviços de reciclagem.
Logística da última milha
Após lidar com 2,32 bilhões de pedidos de entrega no ano passado, a Cainiao, braço logístico do grupo, também deve quebrar esse recorde este ano. A empresa entregou os primeiros 1 bilhão de pedidos do festival aos consumidores 17 horas mais rápido do que no ano passado.
Para ajudar as marcas a entregar seus produtos aos consumidores a tempo, a Cainiao pré-estocou mais de 300 milhões de produtos de 87 países e regiões em depósitos na China. A plataforma também equipou seus armazéns inteligentes, implantou centros de distribuição e armários inteligentes e desenvolveu um processo que combina de forma eficiente vários pacotes em um único endereço.
Para aumentar a eficiência logística da última milha, o Alibaba implantou 350 de seus robôs de entrega sem motorista Xiaomanlv em universidades e bairros de todo o país. Mais de 1 milhão de pedidos foram entregues por robôs no Festival 11.11.
Para compradores transfronteiriços no norte e sudeste da Ásia, a Cainiao ajudou os comerciantes dos sites de comércio eletrônico do Alibaba Tmall, Taobao e Lazada a garantir espaço de carga adicional em mais de 1.350 voos e 150 caminhões, bem como 210 viagens de frete marítimo com 1.170 contêineres.
Diversidade e inclusão
A grande diversidade de marcas participantes também tornou o festival deste ano único. Cerca de dois terços dos 290 mil comerciantes participantes do 11.11 são pequenas e médias empresas; 70 mil desses comerciantes participaram do evento pela primeira vez. Um grande número de PMEs participantes se traduz em mais opções para os consumidores, disse Yang Guang, vice-presidente da Tmall.
Na preparação para o festival, o mercado transfronteiriço do Alibaba, Tmall Global, realizou seu anual “Go Global 11.11 Pitch Fest”, um programa que oferece o 11.11 como uma plataforma de lançamento para a entrada no mercado chinês para PMEs estrangeiras.
O Alibaba também lançou uma edição voltada para os idosos de seu aplicativo Taobao no mês passado. O novo “modo sênior” permite que os idosos façam compras online, com fontes e ícones maiores, navegação simplificada e tecnologia assistida por voz que permite aos usuários pesquisar produtos por meio de comandos de voz.
“O envelhecimento da população não é apenas uma tendência crescente, mas já uma realidade na China, então encontrar maneiras de ajudá-los a se adaptar ao mundo digital se tornou cada vez mais importante”, disse Shao Xi, o gerente de projeto que supervisiona o modo sênior do Taobao. “Queremos melhorar a experiência geral dos usuários seniores, construir a confiança da marca e oferecer-lhes uma experiência confiável e de qualidade no Taobao.”
O Tmall também deu início a um programa para fornecer uma experiência de compra mais inclusiva para pessoas com deficiências físicas.
Com informações de Alizila
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