Fórum Nacional da Hotelaria chega à terceira edição em versão híbrida

Evento será realizado no próximo dia 18 no Transamérica Expo, em São Paulo

Reforma tributária atende algumas atividades de turismo e deixa outras de fora

Depois de duas edições presenciais bem-sucedidas, em 2018 e em 2019, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) anuncia a terceira edição do Fórum Nacional da Hotelaria. O evento terá como tema “Um ano em que nada aconteceu e tudo mudou. Vamos juntos preparar a hotelaria brasileira para 2022?” e será realizado no próximo dia 18 de novembro no Transamérica Expo, em São Paulo.

Entre abril e setembro de 2021, o FOHB, em parceria com a Mercado&Consumo, realizou uma série de encontros digitais intitulada “Trilhas de Conhecimento”. Foram seis webinars em que diversos temas e estudos sobre a hotelaria e a retomada foram abordados (clique aqui para conferir todos eles).

A edição 2021 do Fórum Nacional da Hotelaria adotará, pela primeira vez em sua história, o formato híbrido, e contará com a presença física de 100 convidados aproximadamente, respeitando todos os protocolos de biossegurança, inclusive a exigência do certificado de vacinação no momento do credenciamento. O evento também será transmitido ao vivo pela internet. As inscrições estão abertas (para se cadastrar, clique neste link).

Economia, hotelaria e negócios

A programação do Fórum terá início às 9h30. A abertura será feita por Orlando de Souza, presidente-executivo do FOHB, e Eduardo Giestas, CEO da Atlantica Hospitality International e presidente do conselho do FOHB. Todo o evento terá moderação de Aiana Freitas, editora-chefe da plataforma de comunicação Mercado&Consumo.

Em seguida, André Sacconatto, sócio da Gouvêa Analytics e consultor da FecomercioSP, apresentará dados macroeconômicos e seus impactos nos negócios para os próximos meses, incluindo cenário possível de vacinação, dados econômicos internacionais, diplomacia com Estados Unidos e China e expectativa inflacionária.

Pedro Cypriano, sócio-diretor HotelInvest, e Orlando de Souza vão debater dados setoriais, analisando oferta, ocupação, diárias, além de orçamentos e potencial econômico que irão refletir nos negócios do próximo ano.

Para encerrar o encontro, Flávio Rocha, acionista e o principal executivo do Grupo Guararapes, que inclui a rede de Lojas Riachuelo, trará experiências e inovações do varejo que podem colaborar com o setor da hotelaria.

“O Fórum é o principal e mais qualificado evento do setor, com conteúdo relevante e estratégico tanto aos profissionais da hotelaria como a toda cadeia envolvida, como fornecedores, investidores, indústria do turismo”, comenta Eduardo Giestas.

Orlando de Souza destaca que o número de participantes tem crescido a cada edição. “Além disso, existe uma demanda para novos espaços. O Transamérica, com DNA 100% brasileiro, é um ícone da hotelaria nacional e também ficou honrado em sediar a 3ª edição do Fórum Nacional da Hotelaria.”

O Fórum Nacional da Hotelaria do FOHB conta com os seguintes mantenedores: Grupo R1, Elo, CVC Corp, Equipotel, Omnibees, Vega IT, Harus e TOTVS. O evento é patrocinado por CNC e RC.

Trilhas de Conhecimento

O primeiro webinar da Trilha do Conhecimento, “A oferta cresce, mas e a demanda? Oportunidades e desafios dos hotéis no Brasil”, foi realizado no mês de abril, e contou com a participação do sócio-diretor da HotelInvest, Pedro Cypriano, que apresentou as conclusões da 15ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira, realizado pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

No segundo, “Bleisure, nomadismo virtual e viagens-revanche: você está preparado para o turismo pós-vacina?”, em maio, o foco foi o novo comportamento do viajante de lazer e de negócios e o impacto no setor hoteleiro. As tendências foram detalhadas por Carol Haro, fundadora e sócia-diretora da Mapie.

O terceiro, cujo tema foi “Superapp e social commerce: quais suas armas contra a guerra tarifária?”, foi realizado em junho. Executivos de Rappi Travel e da P2D falaram das inovações digitais para atrair público e otimizar inúmeros serviços de distribuição de viagens no setor.

No quarto, executivos de multinacionais contaram o que tem ocorrido fora do Brasil e deve ser tendência também aqui na retomada das viagens. O webinar “Portas abertas: a realidade por trás da bola de cristal – A hotelaria internacional na retomada” contou com a participação de Fernando Bacalá, diretor de Vendas no Hilton SP Morumbi, Ronaldo Linares, Latin America Travel Manager da Accenture, e Vinicius Luiz, Head Latam Travel da Unilever.

No quinto, “Engajamento de corpo e alma: a turbulência mostra quem é o líder”, o consultor Rogério Cher fez uma palestra e, depois, participou de um debate com a VP de Pessoas, Finanças e Jurídico na Atlantica Hotels, Flavia Buiati, e o VP de Talento e Cultura da Accor, Fernando Viriato. Eles falaram sobre os desafios de engajar colaboradores no pós-pandemia.

O sexto, “Chegou a hora! Como cias aéreas e agências fortalecem a retomada da hotelaria”, teve a participação do presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, e do diretor-executivo de Sourcing da CVC Corp, Sylvio Ferraz.

Imagem: Bigstock

Sair da versão mobile