Contagem regressiva para o Natal: varejo online ainda pode surpreender o consumidor de última hora

Faltando pouco mais de dez dias para o Natal, muitos consumidores ainda não completaram sua lista de presentes. Conveniência, rapidez na entrega e facilidade para encontrar o presente ideal são alguns dos motivos que podem levar muitos destes consumidores a optarem por fazer suas compras em lojas virtuais. Em um recente levantamento a partir de sua base composta por 157 milhões de carteiras digitais ativas em 203 mercados no mundo, a PayPal, empresa de soluções para pagamentos digitais identificou 4 perfis de consumidores: “madrugador”, “relax”, “aproveito as festas” e “já estou chegando…”.

MADRUGADOR

_Compras planejadas: desde setembro já sabe o que vai dar para cada pessoa da sua lista de Natal.

_Versão 2.0: compra online ao redor do mundo com antecipação, para assegurar que seus envios chegarão a tempo. Compara os preços e atributos para obter o maior benefício possível.

_ Antecipa os preparativos para o Natal.

_ Evita tumulto

RELAX

_ Compra online: compara preços com calma, escolhe o meio de pagamento e, inclusive, desfruta de meses sem juros.

_ Presentes originais: busca presentes fashion, que encontra em sites descolados e prefere produtos ecologicamente corretos.

_ Mais tempo para desfrutar: compradores online podem poupar até 45 horas (eliminando filas e congestionamentos).

APROVEITO AS FESTAS

_ A oferta é a oferta! Aproveita qualquer oportunidade como Black Friday, Cyber Monday e vendas noturnas.

_ Versão 2.0: tem ideia do que presentear, compara preços antes e aproveita ofertas online. Sabe que ainda tem tempo de receber os presentes sem preocupação com as datas de envio, por isso, inclusive, aproveita as entregas gratuitas e compra ao redor do mundo.

_Principais frustrações: ficar na fila do caixa. Segundo estudo Powering the People Economy (julho 2014), no período de Natal, o consumidor pode ficar até 85 minutos na fila do caixa. Principais frustrações: esperar na fila (42%) e não encontrar as mercadorias desejadas (34%).

_Desfrutar a temporada: ao assegurar a compra presentes com antecipação, pode aproveitar plenamente as festas e as reuniões com a família e os amigos.

JÁ ESTOU CHEGANDO…

_ Compras de última hora: no caminho para o jantar, dá-se conta que não comprou os presentes. Sua loja favorita é aquela que oferece presentes para todas as ocasiões.

_ Versão 2.0: o comércio eletrônico salva sua vida! É fã das opções que permitem entrega rápida e ainda oferecem recompensas digitais: carteiras eletrônicas, assinaturas, cursos, viagens, boletos para espetáculos e serviços.

_ Tropeços e mais inconvenientes: ficar preso no trânsito é principal causa para perder tempo, seguida da fila no caixa. Um terço dos consumidores preferiam investir esse tempo com atividades em prol deles mesmos (como fazer exercícios, dormir e  relaxar).

VAREJISTAS AINDA PODEM SURPREENDER NESTE NATAL

“O grande desafio para o varejista neste momento é a conversão”, disse Renato Pelissaro, diretor de marketing do Paypal para a América Latina, para o Portal Mercado & Consumo.  Para isso, o especialista destaca duas estratégias que ainda estão em tempo de serem colocadas em prática:

CURADORIA DE PRODUTOS

Como já está em cima da hora, o consumidor que ainda não conseguiu finalizar sua lista de presentes busca agilidade. Uma dica para atrair este perfil de consumidor é disponibilizar uma curadoria de produtos. Por exemplo, fazer uma seleção “ideal” de presentes para cada “perfil”: romântico, aventureiro, gourmet…

PRAZO DE ENTREGA

Frequentemente, o consumidor só descobre o prazo de entrega depois que concluiu a compra. Entretanto, neste período, este passa a ser um item fundamental para impulsionar a decisão do consumidor, afinal, ninguém quer que o seu presente chegue depois do Natal, não é mesmo? Colocar em evidência a informação sobre o prazo de entrega na tela de descrição do produto, por exemplo, revela uma atenção especial ao consumidor. “Outra sugestão para melhorar a experiência de compra é fazer uma curadoria de ofertas com garantia de entrega até o Natal. A chance de conversão de vendas aumenta muito”, sugere Pelissaro.

Conhecer as necessidades e o perfil de seus consumidores é o primeiro passo para implementar boas ações ao seu negócio. Foi o que fez a Época Cosméticos, empresa comprada pelo Magazine Luiza em 2013, que apostou em um serviço exclusivo para facilitar na hora de presentear amigos e familiares.

Trata-se de uma ferramenta disponível no site da empresa que permite que o cliente escolha e compre presentes para seus amigos do Facebook, com a comodidade de nem precisar se preocupar com o endereço da pessoa: a própria empresa se encarrega de descobrir e entregar o presente.

Segundo a gerente de marketing digital da Época Cosméticos, Maria Clara Batalha, presentear neste período do ano é um hábito importante dos brasileiros, mas, muitas vezes, a distância e a falta de informação dificultam este gesto. “Além do conforto e praticidade de comprar pela internet, a Época Cosméticos facilita ainda mais a vida de seus clientes por meio deste serviço”, conta.

Além disso, o site preparou diferentes sugestões de presentes nas mais variadas categorias, para facilitar ainda mais a vida de seus consumidores na hora de optar entre os mais de 7 mil produtos de beleza disponíveis. “Cremos que este é o período ideal para mostrar o quanto amamos nossos amigos e familiares. Queremos ajudar nossos clientes a se aproximarem ainda mais de seus entes queridos”, conclui Maria Clara.

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