Gastromotiva e Instituto BRF expandem iniciativa social de combate à insegurança alimentar

A ação é parte do programa Cozinhas Solidárias, que distribui refeições grátis para população

Gastromotiva

Criada como uma resposta aos impactos socioeconômicos da pandemia, a parceria entre Gastromotiva e Instituto BRF gerou um projeto de combate à insegurança alimentar. Agora, ambas as partes anunciaram a abertura de seis novos pontos de produção e distribuição de refeições na região centro-oeste. As unidades serão abertas nas cidades de Dourados (MS) e Lucas do Rio Verde (MT). 

A ação é parte do programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva, que distribui refeições grátis para população em situação de insegurança alimentar. Além disso, a iniciativa também oferece formação empreendedora para os cozinheiros sociais. Fora desta região, o projeto inaugurou cozinha em Seropédica (Rio de Janeiro) e segue atuando em Salvador, na Bahia. 

“Esse segundo ano simboliza a consolidação da nossa parceria em caráter de expansão. Possibilitou levar nossas ações de combate à insegurança alimentar, ao desperdício de alimentos e inclusão produtiva para uma nova região, além de apoiar as bases institucionais próprias e a manutenção de cozinhas já inseridas no programa”, destaca David Hertz, chef, empreendedor social e cofundador da Gastromotiva. 

Além do programa Cozinha Solídária, O IBRF irá apoiar a oferta de duas turmas da formação em micro negócios gastronômicos. A iniciativa aposta na educação empreendedora como uma alternativa para geração de renda e alimentação saudável em comunidades periféricas. Como meta, o projeto quer formar 100 empreendedores. 

“A iniciativa junto à Gastromotiva vai ao encontro do que o Instituto BRF acredita: na comida como ferramenta de transformação social, que contribui para inclusão socioeconômica, capaz de reforçar laços e gerar conexões sustentáveis para as comunidades”, ressalta Gabriele Candido, coordenadora de investimento social do instituto BRF. 

O começo 

A união entre as duas entidades começou em 2020 por meio de doações de proteínas e investimentos ao longo de um ano no programa Cozinhas Solidárias. No primeiro ano, o IBRF deu apoio à implantação, manutenção e formação de nove cozinhas socias em Salvador. Além disso, doou proteínas para São Paulo, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro. 

Por todo o Brasil, o programa já distribuiu 2,4 milhões de refeições gratuitas para pessoas em situação de insegurança alimentar. Atualmente, são 80 cozinhas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Somadas, todas as cozinhas oferecem cerca de 120 mil refeições por mês. 

Sair da versão mobile