Ao menos 50 vans da DHL Express começarão a utilizar pneu sem ar da Michelin para realizar entregas last mile em Singapura. O programa piloto começou com os veículos fazendo as primeiras viagens nesta terça-feira, 10, e vai até o final do mês. O produto, batizado de Michelin Uptis, foi lançado um ano antes do previsto e já é comercializado.
O protótipo do modelo é um conjunto formado por roda e pneu à prova de furos sem ar comprimido, destinado a carros leves e vans. No produto, o ar foi substituído por uma estrutura capaz de suportar o veículo, garantindo a robustez da roda e a segurança durante a direção. O pneu foi projetado como uma solução plug-and-play para os usuários não se preocuparem com perigos na estrada.
Segundo nota, o objetivo da DHL com a parceria é otimizar a produtividade da frota e garantir a continuidade dos negócios evitando problemas. A tecnologia também limita o número de descartados por conta de furos, visando um futuro mais sustentável.
“Para impulsionar os esforços de sustentabilidade aqui, já convertemos 80 veículos em nossa frota terrestre em vans elétricas. Esta colaboração é um marco para nós, pois nos propusemos a tornar nossas operações last mile mais ecológicas e alcançar emissões líquidas zero de carbono em toda a rede DHL globalmente”, comenta Christopher Ong, diretor-geral da DHL Express Singapura.
O desenvolvimento da tecnologia sem ar é parte fundamental para o projeto da Michelin de um pneu totalmente sustentável até 2050. Atualmente, 20% dos pneus são descartados prematuramente por conta de furos, 12% por estouros e 8% por desgaste irregular por baixa pressão dos pneus. Com base em pesquisas internas, a Michelin projeta que a tecnologia poça evitar o descarte prematuro de até 200 milhões de pneus por ano.
Imagem: Divulgação