Tiffany renovada, reposicionamento da Swarovski e grife brasileira se destacam no varejo de luxo de Nova York

A Mercado&Consumo está na cidade para cobrir a NRF 2024 e acompanhou visitas técnicas promovidas pela Gouvêa Experience

A loja completamente renovada da Tiffany e a flagship da Swarovski na 5ª Avenida são alguns dos destaques do varejo de luxo de Nova York neste começo de 2024. Além disso, o conceito cada vez mais em voga da economia circular, foco da The Real Real, e a presença da grife brasileira PatBO com loja e showroom na cidade, estão entre outras atrações imperdíveis para quem está na Big Apple para a NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, que  começa neste domingo, 14, e tem cobertura especial da MERCADO&CONSUMO.

A reportagem da MERCADO&CONSUMO chegou a Nova York dias antes de o evento começar para visitar, com a delegação da Gouvêa Experience, lojas que estão inovando quando se fala em atendimento ao cliente, sortimento de produtos e tecnologia. Entre algumas das lojas visitadas, estiveram operações de luxo que estão fazendo diferença na cidade.

Tiffany

A loja da Tiffany da 5ª Avenida, em Nova York, imortalizada no filme “Bonequinha de Luxo”, foi aberta em 1940 e passou pela sua primeira grande reforma apenas recentemente. Depois de três anos, ela foi reaberta em abril de 2023 e teve os interiores completamente modificados.

Antes, a loja da joalheira de luxo americana era toda revestida de madeira escura; hoje, é muito mais leve e clara, com revestimento de mármore branco. São dez andares, cada um com um tema ou categoria. Há espaços específicos, por exemplo, para ouro, prata, anéis de noivado, relógios e artigos para casa. No 10º andar, há espaços exclusivos para receber os clientes VIP.

A Tiffany da 5ª Avenida é, ainda, praticamente um centro cultural, com joias icônicas, diamantes raros e quase 40 obras de arte. A curadoria apresenta obras de artistas renomados como Damien Hirst, Julian Schnabel, Rashid Johnson, Anna Weyant e Daniel Arsham. O brasileiro Vik Muniz também marca presença nas paredes.

O alto nível de atendimento, no entanto, é o grande destaque da Tiffany da 5ª Avenida. A experiência do cliente, esteja ele comprando um pingente ou um colar de milhões de dólares, é de grande importância para a marca. A personalização, que também pode ser feita praticamente em qualquer produto, é outro ponto alto da loja.

No sexto andar, o Blue Box Cafe oferece uma experiência gastronômica única e tem fila de reserva. O chef nova-iorquino Daniel Boulud, com estrela Michelin, conta com um menu diurno de inspiração sazonal, incluindo café da manhã e chá. O espaço redesenhado agora inclui área de jantar privativa e bar com instalações de arte.

Swarovski

Também centenária, a austríaca Swarovski tem uma loja nova e imponente na 5ª Avenida. É a maior loja da marca, com 1.400 m², distribuídos em dois andares supercoloridos. A arquitetura da loja busca fazer com que os visitantes se sintam dentro de uma caixa de joias gigante. Muito veludo e muita seda são usados no acabamento. O logo octagonal está espalhado pela loja: na fachada, nos nichos, displays, maçanetas e espelhos de mão.

A Swarovski, que antes tinha um posicionamento premium, está passando por uma renovação para fincar o pé, de vez, no mercado de luxo. As principais mudanças que estão sendo feitas estão relacionadas à estratégia de fortalecimento da marca, aumento de vendas e redução de custos.

“O luxo Swarovski não é o luxo tradicional, que tem a ver com esnobismo e preços elevados, e com levar-nos a sério”, disse ele. “Nosso luxo é oferecer aos consumidores alegria, autoexpressão, autoindulgência e a capacidade de ser bonito em seus próprios termos”, diz Alexis Nasard, CEO da Swarovski.

A loja tem a linha completa do sortimento da empresa, incluindo joias, decoração de casa, óculos e utensílios. Conta, ainda, com peças icônicas como o maior cristal já feito pela empresa. No segundo andar, há o laboratório de criação de diamantes. A escada central conduz os clientes para uma sessão com a historia de 128 anos da marca. Outros destaques da loja são as collabs com marcas como Puma e Disney e personalização de produtos.

PatBO

A PatBO é uma grife mineira de luxo que tem conquistado cada vez mais espaço nos circuitos de moda internacional. Em Nova York, a marca tem uma loja no bairro do Soho e um escritório com showroom – este visitado pela MERCADO&CONSUMO com a delegação da Gouvêa Experience.

O espaço é ponto de negociação de atacado da marca com grandes varejistas de luxo, como Saks, Revolve e Net-a-Porter. As peças maximalistas, com renda, bordado e pedras, foram responsáveis por levar a PatBO ao estrelato e se tornar a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Elas estão presentes, também, nas arraras do showroom.

O case da PatBO é um exemplo de como uma marca que prima por qualidade e personalidade próprias pode abrir espaço em mercados internacionais tão concorridos. A exposição internacional tem chamado a atenção de celebridades, que passaram a vestir suas peças. Camilla Cabello, Jeniifer Lopes, Beyonce, Catarina Zeta-Jones e Alicia Keys estão entre elas.

Em 2021, Patricia Bonaldi apresentou sua primeira coleção em formato físico durante a Semana de Moda de Nova York. Os pontos de distribuição da PatBO chegam a 250 espalhados em diferentes continentes e incluem outras multimarcas, como Bergdorf Goodman, Harrods e Moda Operandi. Hoje, cerca de 60% do faturamento vem de fora do Brasil.

The Real Real

A The Real Real é uma loja de economia circular onde tudo é vendido de maneira consignada. A ideia é democratizar o acesso ao luxo. Mas a loja é conhecida e também usada por celebridades. Metade dos consignadores são, também, clientes – ou seja pessoas que vendem e compram na loja.

A loja física, visitada pela MERCADO&CONSUMO com a delegação da Gouvêa Experience, se destaca pela exposição dos produtos, às vezes, agrupados em araras, às vezes, posicionados individualmente (caso de peças únicas).

O consignador apenas deixa a peça na loja, que faz a autenticação, descrição e foto para o e-commerce. O preço também é definido pela The Real Real, mas o consignador escolhe se quer realmente vender ou não depois dessa definição. A comissão varia conforme a categoria e o valor do item vendido, bem como o seu status. Pode ir de 20% a 85%.

Hoje, a The Real Real tem 12 lojas e a ideia da marca é ampliar a presença no varejo físico.

O que é a NRF?

A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.

Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A MERCADO&CONSUMO faz uma cobertura especial do evento e embarca com a delegação da Gouvêa Experience.

Como parte da programação, os executivos terão dois dias de study tour, reuniões exclusivas, jantares e acesso ao Retail Executive Summit (RES), evento organizado pela Gouvêa Experience, em Nova York, e que contará com palestras exclusivas. A principal atração do RES 2024 será Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e empreendedor de varejo nos segmentos de moda, cervejaria, táxi aéreo e cinematográfico.

Imagens: Mercado&Consumo

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