Com Shein e Nike no topo, roupas e acessórios alcançam 25% das menções em dezembro

Itens como camisetas e vestidos impulsionaram a categoria ao topo das intenções de compra

menções

Em dezembro, as categoria de roupas e acessórios ocupou a primeira posição em um levantamento que traçou os itens mais associados a desejos de compra. A categoria, que viu aumento pela segunda vez consecutiva, alcançou 25% das menções.

Os itens mais citados foram camisetas (27%), saias (20%) e vestidos (16%). As marcas mais mencionadas foram Shein (22%), Nike (18%), Zara (15%), Adidas (12%) e Renner (11%).

A Buzzmonitor divulgou a terceira edição de seu índice de desejo de compra, analisando 657.722 publicações feitas entre 1º e 31 de dezembro de 2024. As menções foram extraídas das redes sociais Bluesky e X, cujas APIs permitiram buscas sem vínculos a perfis específicos. O levantamento foi realizado por meio das ferramentas de Inteligência Artificial, com validação posterior dos dados no banco de dados original para garantir precisão.

A segunda posição ficou com a categoria de eletrônicos, com 20% das menções, apresentando um aumento de três pontos percentuais em relação ao mês anterior. Entre os itens mais desejados, destacaram-se iPhone (40%), computadores/notebooks (35%) e fones de ouvido (5%).

A categoria de bebidas alcoólicas obteve 10% das menções, marcando sua primeira inclusão isolada no ranking. Entre os produtos mais desejados estavam gin (33%), cerveja (22%) e espumante (16%).

Puma e Natura entre as mais citadas em calçados e beleza

Livros se mantiveram na quarta posição, com 8% das menções. A escritora Colleen Hoover dominou a categoria, com os livros “É Assim Que Acaba” (7%) e “Verity” (5%) entre os mais mencionados. Em quinto lugar, a categoria de calçados obteve 7% das menções, com destaque para as marcas Puma (55%), Adidas (11%) e Fila (11%).

Cosméticos e produtos de beleza caíram para a sexta posição, com 9% das menções. Entre os itens mais citados estavam cremes (20%) e perfumes (15%). As marcas mais mencionadas foram Natura (18%) e Neutrogena (15%).

A categoria de alimentos e bebidas registrou 5% das menções, com pizza (22%) e queijo (15%) entre os itens mais mencionados. Entre as marcas, Bauducco (28%) foi a mais citada. Turismo e viagens apareceram em sétimo lugar com 4% das menções, com destinos como Florianópolis (41%) e Natal (25%) sendo os mais populares.

A categoria de produtos infantis teve 3% das menções, destacando roupas (64%) e brinquedos (28%). As principais marcas foram Amazon (48%) e Shopee (18%). Por fim, artigos para o lar ocuparam a última posição com 2% das menções, com cama (22%) e guarda-roupa (18%) entre os itens mais desejados. Os principais varejistas mencionados foram Amazon (74%) e Shopee (17%).

A metodologia utilizada para a pesquisa se baseou na análise de depoimentos que continham expressões como “quero comprar”, “queria comprar”, “comprei”, entre outras variações durante o mês de dezembro.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile