O Google Cloud anunciou, durante a NRF 2025, o maior evento do setor varejista, uma série de inovações em Inteligência Artificial (IA) projetadas para ajudar varejistas a transformar seus negócios e oferecer experiências aprimoradas aos clientes. A tecnologia tem se destacado por revolucionar diversos setores.
Em dezembro de 2024, o Google Cloud lançou o Google Agentspace, uma solução que integra agentes de IA, o raciocínio avançado do Gemini, a busca de qualidade do Google e dados corporativos para desbloquear a expertise empresarial e aumentar a produtividade dos funcionários.
Agora disponível para varejistas, essa solução multimodal pode fornecer os dados mais relevantes em todo o ambiente do varejo – combinando texto, imagens, vídeos e áudios. Por exemplo, um funcionário de loja que busca informações sobre os benefícios de um produto pode simplesmente perguntar: “Quais são os últimos recursos?” e acessar imediatamente os detalhes necessários para atender o cliente.
O portfólio de produtos do Google Cloud para o varejo abrange ferramentas como o Gemini para o Workspace, plataformas como o Vertex AI Agent Builder – que ajudam varejistas a aproveitar os agentes de IA –, e o NotebookLM para empresas, agora disponível para o setor varejista. Essas soluções oferecem novas formas de interação com dados corporativos, promovendo maior produtividade para os funcionários.
Vertex AI Search para comércio
Outro lançamento do Google Cloud é o Vertex AI Search para comércio, uma ferramenta que permite que empresas de varejo integrem nativamente IA generativa, busca de qualidade do Google, navegação e recomendações em suas lojas digitais. A solução aprimora a capacidade dos usuários de encontrar produtos relevantes para qualquer termo de pesquisa.
Uma nova funcionalidade do Vertex AI Search para comércio, lançada recentemente, é o comércio conversacional, que ajuda os varejistas a oferecer uma experiência de compra assistida em qualquer canal digital. Essa abordagem engaja os clientes de forma mais natural, semelhante a uma conversa humana.
A experiência inclui ajudar os consumidores a localizar produtos desejados online ou auxiliar associados de loja a responder perguntas utilizando dados de diversas fontes, aumentando a confiança dos clientes em todo o mundo. Um exemplo é a Bed, Bath & Beyond, que registrou uma melhoria de 5% na receita por visitante com o comércio conversacional do Google Cloud.
Soluções de loja conectada
O Google Cloud também disponibiliza soluções para lojas conectadas, que abrangem desde produtos de infraestrutura líderes, como o Google Distributed Cloud, até ferramentas de dados como o BigQuery e plataformas de IA, como o Vertex AI.
Por meio do Model Garden, os varejistas têm acesso a mais de 160 modelos de IA fundamentais, incluindo o Veo, o novo modelo de imagem para vídeo do Google Cloud, e o Imagen 3, seu modelo avançado de texto para imagem. Essas ferramentas permitem que funcionários do varejo acessem instantaneamente informações sobre produtos para oferecer um atendimento mais eficiente, enquanto os consumidores podem interagir com mídia dinâmica em seus dispositivos móveis com base em suas buscas por produtos.
Cobertura da NRF 2025
A Mercado&Consumo faz a cobertura do evento in loco, com conteúdos em todas as plataformas. Como encerramento, no dia 15 de janeiro, será realizado o Retail Executive Summit (RES), diretamente da sede do TikTok em Nova York. O evento, gratuito e transmitido ao vivo, promete aprofundar as discussões da NRF 2025. As inscrições já estão abertas.
Representantes de grandes marcas estarão presentes no evento, como Doug Herrington, CEO da Amazon Stores; Winnie Burke, head de Moda e Parcerias de Varejo da Roblox; Brent Mitchell, VP de Social Media e Influenciadores da Sephora; Katie Welch, Chief Marketing Officer da Rare Beauty; Deb Hall Lefevre, EVP e CTO da Starbucks; Nikki Neuburger, Chief Brand e Product Activation Officer da Lululemon, e mais.
Nesta edição, o estilista Tommy Hilfiger será homenageado como “visionário do ano” e também participa de um painel ao lado de Matthew Shay, presidente e CEO da NRF.
O evento também contará com o NRF Innovators Showcase, uma exposição com 50 das mais inovadoras tecnologias do setor de varejo. O evento, que expande o sucesso do Innovation Lab — responsável pela criação de mais de 350 novos negócios —, destacará soluções que estão redefinindo como varejistas vendem e consumidores compram.
Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock