Indústria de calçados nos EUA tem seu pior janeiro em uma década

setor calçadista

As importações de calçados dos EUA da China tiveram seu pior janeiro em mais de uma década, disse Matt Priest, presidente e CEO da Footwear Distributors & Retailers of America. A queda de 15,7% também foi a pior queda ano a ano em quatro anos, disse ele.

Cerca de 70% dos calçados vendidos nos EUA são da China, de acordo com a organização da indústria, que tem mais de 500 membros, incluindo Walmart, Nike, Crocs e Steven Madden.

A indústria de calçados já estava lidando com uma guerra comercial em andamento entre os EUA e a China, quando a disseminação do coronavírus começou na China, levando quarentenas e fábricas fechadas.

Embora as tensões comerciais tenham diminuído um pouco no final de 2019, Priest disse que as empresas de calçados ainda estão mitigando as taxas que devem pagar sobre calçados importados da Ásia.

“O vírus agora vai coexistir com a guerra comercial”, disse ele. “Só porque o coronavírus está aqui não significa que as tarifas estão indo embora.”

Muitos fabricantes de calçados já começaram a diversificar suas cadeias de suprimentos e reduzir sua dependência da China como resultado das tarifas mais altas.

Empresas como Nike, Under Armour e Puma têm constantemente transferido recursos para lugares como o Vietnã.

“Esse foi um benefício de se envolver em uma guerra comercial”, disse Priest.

Ainda assim, essas empresas sofrerão inevitavelmente um ataque do coronavírus, como evidenciado pela desaceleração da taxa de importação para o início de 2020.

A Adidas anunciou na quarta-feira que espera que as vendas do primeiro trimestre caiam até 1 bilhão de euros (1,14 bilhão de dólares) na Grande China, e o lucro operacional caia entre 400 milhões e 500 milhões de euros, devido ao novo coronavírus.

Isso foi depois que a empresa alertou no mês passado que seus negócios na região da Grande China haviam caído cerca de 85%, ano após ano, no período desde o Ano Novo Lunar de 25 de janeiro.

O CEO da Adidas, Kasper Rorsted, está se referindo à disseminação do COVID-19 como “um revés doloroso” para os negócios da empresa, pois já está vendo um declínio no tráfego em algumas de suas lojas. Ainda não levou em consideração suas perspectivas para o ano inteiro.

A Under Armour, em fevereiro, disse que antecipou o surto na China para reduzir as vendas em cerca de US $ 50 milhões a US $ 60 milhões durante seu primeiro trimestre fiscal. Isso foi notavelmente antes do vírus começar a atingir a Europa e a América do Norte com mais força.

A Nike deve discutir o vírus quando reportar ganhos em 24 de março.

Embora os consumidores possam ainda notar falta de sapatos nas prateleiras, isso pode mudar se essa situação continuar, disse o padre da FDRA. Ele disse que muitos varejistas estocaram mercadorias da China antes do Ano Novo Chinês, se preparando para o período em que as fábricas normalmente fecham em comemoração ao feriado. Isso deu a muitas empresas “inventário para brincar”, à medida que as fábricas escureciam por causa das quarentenas.

Mas, se a manufatura não voltar a funcionar em breve, poderá começar a impactar a temporada de compras de volta às aulas ou mesmo nas férias, disse ele. “Eu não esperava que (as importações de janeiro) fossem tão baixas.”

Com informações do portal CNBC
* Imagem reprodução

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