A Renault está estudando a separação e listagem de sua unidade de veículos elétricos. Confirmando comentários feitos na terça-feira, 12, pelo presidente-executivo da montadora francesa, Luca de Meo, um porta-voz da Renault disse nesta quarta-feira, 13, à Dow Jones Newswires que a empresa considera abrir o capital de suas operações de carros elétricos. “Uma listagem é possível, mas depende de certas condições”, disse o porta-voz.
Em fevereiro, a Renault afirmou que estava considerando agrupar suas atividades e tecnologia de veículos elétricos em uma nova empresa francesa e reunir suas operações não francesas de motores híbridos e de combustão em outra entidade. Esse segundo negócio ficaria aberto à japonesa Nissan Motor e outros investidores de longa data, disse o porta-voz. Nissan e Renault detêm fatias minoritárias no capital uma da outra.
A Renault deverá detalhar mais seus planos em um dia do investidor a ser realizando durante o outono europeu.
A montadora francesa passa por diversas mudanças atualmente. Em meio aos conflitos entre Rússia e Ucrânia, a Renault se juntou ao time de marcas ocidentais que anunciaram paralisação ou encerramento de suas atividades no país de Putin. Ao todo, a companhia possuía 30% de todo o setor automotivo russo, equivalente a 8% dos lucros da marca.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock