Raízen inicia processo de construção de planta de biometano em Piracicaba

Com investimento aproximado de R$ 300 milhões, construção vai gerar cerca de 250 empregos diretos e indiretos

Raízen inicia processo de construção de planta de biometano em Piracicaba (SP)

A Raízen inaugurou a pedra fundamental da primeira planta dedicada exclusivamente à produção de gás natural renovável (biometano), em Piracicaba (SP). A unidade está prevista para ser inaugurada em 2023 e terá capacidade de produção de 26 milhões de m3 de gás natural renovável por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais.

Ao todo, serão gerados cerca de 250 empregos diretos e indiretos durante a construção da planta e o investimento aproximado é de R$ 300 milhões.

A planta de Piracicaba é resultado de uma joint venture entre a Raízen e a Geo Energética. Ela será a segunda unidade de biogás da Raízen Geo Biogás. A primeira está localizada em Guariba (SP) e utiliza como matéria-prima vinhaça e torta de filtro, subprodutos da cana-de-açúcar usada pela empresa. O biometano é um gás oriundo do biogás.

Para o vice-presidente de Açúcar e Renováveis da Raízen, Francis Queen, a nova planta amplia o portfólio da empresa em energia sustentável. “Investimentos como esse refletem nossa busca constante por soluções para transição energética global”, destaca.

A totalidade da produção da nova planta foi comercializada para a Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen do Brasil, em contratos de longo prazo. A Yara receberá 20 mil m3 de gás natural renovável por dia para a produção de hidrogênio e amônia verde. A Volkswagen receberá 50 mil m3 diariamente, sendo a primeira montadora no Brasil a utilizar biometano na produção de suas fábricas.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Sair da versão mobile