O chef Rafael Santos, de São Paulo, foi o vencedor nacional da competição Printer Chef, um campeonato gastronômico de pratos elaborados a partir de alimentos vegetais produzidos em impressora 3D, realizado na Campus Party Brasil, na capital paulista. A final foi disputada neste sábado, 13, com os vencedores das edições Brasília e Amazônia. A Campus Party, integrante da Gouvêa Ecosystem, é o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, disrupção e ciências do País. A Mercado&Consumo é media partner e faz uma cobertura especial do evento.
A dinâmica do Printer Chef conta com workshop sobre a impressão dos alimentos em impressoras 3D. Depois, os participantes são convidados a impressionar os jurados com pratos utilizando alimentos bio impressos. A competição tem apoio da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC) e os vencedores ganham o curso “Food Business: gestão de restaurantes, bares e cafés”.
Para Pedro Brocaldi, Tech Brand Leader da EBAC, apoiar a competição culinária não só impulsiona novas ideias e soluções no setor alimentar, como também cria oportunidades significativas para empreendedores, fortalecendo a economia e estimulando um impacto social positivo. “A EBAC reconhece a importância de fomentar a inovação por meio do empreendedorismo, pois são nesses cenários que se promovem soluções criativas e eficazes para desafios globais,” complementa o executivo.
Como são os alimentos bio impressos?
A produção de alimentos bio impressos envolve uma série de tecnologias, desde a ciência em laboratórios até as máquinas capazes de realizar a impressão 3D. Nesse processo, um material natural é coletado e reproduzido em laboratório, imitando características como sabor, textura e valor nutricional.
A inovação tem o potencial de superar barreiras sociais, desde a preservação da vida e a redução da crueldade animal até o suprimento de necessidades nutricionais de forma alternativa.
A expectativa é de que a 16ª edição da Campus Party Brasil tenha sido visitada por mais 100 mil pessoas, incluindo 10 mil campuseiros, como são chamados os que pagam para ter acesso a conteúdos exclusivos do evento.
Imagens: Mercado&Consumo