Uma pesquisa divulgada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) mostra que 90% dos varejistas acreditam que as filas para atender o consumidor atrapalham as vendas do negócio.
Mesmo que seja um grande teste com a paciência do cliente, 66% dos comerciantes acham que as filas podem atrair consumidores para entrar na loja, entretanto, o mesmo levantamento também mostra que 78% dos lojistas veem as filas como motivo de desistência de compra, principalmente na hora do pagamento. Ou seja, a fila no caixa não é bem vista.
O presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff, explicou que as filas podem atrapalhar os negócios: “Ver muitas pessoas nas lojas no primeiro momento pode parecer positivo, que o estabelecimento é de qualidade ou que tem promoções interessantes, porém, a experiência lá dentro pode não ser a mesma. Sem contar que muitas vezes pode parecer falta de organização”.
Outros itens também foram levantados para saber o que mais interfere na decisão de compra. Questionados sobre quais elementos mais chamam a atenção dos consumidores, 70% dos lojistas disseram que é a disposição do produto, 26% deles acreditam que é a iluminação e 4% as cores utilizadas.
Stainoff disse que é necessário saber equilibrar. “Todos os elementos do estabelecimento influenciam na compra do consumidor. O ambiente é organizado? As filas são grandes, porém andam rápido? O número de atendentes dá conta da demanda? O cliente observa todos os detalhes, além do atendimento de qualidade. Uma boa experiência vai determinar se ele irá voltar ou não”, explicou.
A pesquisa foi realizada com as CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) do estado de São Paulo na última semana de julho.
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