A Amazon é o local preferido pelo público para receber anúncios, foi o que constatou a terceira edição do estudo Media Reactions, realizado pela Kantar, líder em dados e consultoria. A pesquisa avaliou no Brasil e no mundo o equity de publicidade de uma seleção de canais e marcas de mídia. Na edição passada, o posto de primeiro colocado, ocupado hoje pela Amazon, pertencia ao TikTok.
Ao analisar o Brasil, o levantamento apontou que o país segue a tendência do restante do globo, com os consumidores sendo mais receptivos às publicidades off-line. Nas primeiras cinco posições estão os eventos patrocinados, revistas, jornais, ponto de venda e cinemas. Já no contexto digital, tanto no Brasil como globalmente, a lista de preferência é liderada por influenciadores, seguido por anúncio em e-commerce e podcasts.
A pesquisa também mostrou que o Brasil possui um cenário estável quando analisada a exposição e receptividade aos formatos publicitários. Na edição deste ano, também foi notado um aumento na aceitação em receber publicidade em marcas digitais de mídia.
O estudo ainda analisou que os brasileiros possuem, de maneira geral, percepções mais positivas das marcas e canais de mídia do que a média global. Entretanto, assim como a tendência global, citam a saturação e a sensação de ser invadidos pela publicidade como maiores problemas.
Para este ano, a maioria dos profissionais de marketing da América Latina declaram que pretendem aumentar os investimentos em mídias digitais. Eles também citam principalmente o vídeo online, 72%, e o metaverso, 69%, como alternativas. Na região, o TikTok aparece como a marca mais falada pelos profissionais no quesito investimento.
“O cenário de mídia segue mudando rapidamente e, em tempos de inflação alta, os profissionais de marketing precisam repensar suas estratégias para garantir campanhas mais eficientes e relevantes, combinando o equilíbrio entre o mix de plataformas e marcas de mídias e conteúdo significativo e customizado para suas audiências, mas também reservando um espaço para experimentar novas possibilidades”, destacou Maura Coracini, diretora de Mídia & Digital da divisão de insights da Kantar.
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