Nos últimos anos, o avanço da Inteligência Artificial tem transformado diversos setores e o varejo brasileiro não é uma exceção. Cada vez mais, diante da digitalização, os consumidores buscam por experiências personalizadas, abrindo mão até mesmo do preço para ter um atendimento mais eficiente. Desta forma é previsível que as empresas que atuam no varejo recorram às novas tecnologias para otimizar operações com vistas a se manterem cada vez mais competitivas no mercado.
Desde a automação de processos até a análise preditiva e a personalização em massa, a IA está revolucionando a forma como as empresas interagem com os clientes, gerenciam seus estoques e tomam decisões estratégicas. Estamos falando de uma experiência integrada, em que o consumidor tem o desejo de ser valorizado em cada etapa da sua jornada de compra e relacionamento com as marcas.
Utilizar dados para entender as preferências e comportamentos dos clientes permite criar ofertas e comunicações que realmente façam sentido para eles. Ferramentas de análise avançadas e Inteligência Artificial podem transformar dados brutos em insights acionáveis, permitindo que as empresas ofereçam essas experiências personalizadas. Isso não só aumenta a satisfação do cliente, mas também impulsiona as vendas e a fidelidade à marca.
E não dá para falar de IA sem citar como a automação tem impactado a jornada do cliente. Desde chatbots que ajudam na resolução de dúvidas, até sistemas de recomendação personalizados, a automação tem transformado todo o processo de atendimento. Seja na revisão de processos internos, bem como na gestão de estoques e no processamento de pedidos, o que se tem observado é que processos automatizados e inteligentes liberam as equipes para se concentrarem em interações de maior valor com os clientes e potenciais consumidores.
À medida que a tecnologia continua a evoluir, o futuro do varejo promete ser cada vez mais dinâmico e inovador. As tendências emergentes indicam que a IA não só otimizará processos já existentes, como também abrirá novas possibilidades para a interação entre empresas e consumidores – seja por meio de realidade aumentada e/ou virtual, lojas físicas sem a existência de caixas e sistemas de reconhecimento facial e sensores de produtos que permitem que o cliente entre, pegue e pague sem passar pelo caixa tradicional.
Porém, sabemos que o mercado brasileiro de varejo, para ser impulsionado por tantas tecnologias, enfrenta desafios: desde os financeiros e de investimentos, até as questões éticas e de responsabilidade social, fazendo com que seja necessário equilibrar inovação com privacidade e transparência. Não é por acaso que as consultorias de varejo já estão atuando de forma a estruturar modelos de negócios que apoiem seus clientes dentro desta nova realidade, criando recursos estruturais necessários para a operação.
Um bom exemplo de marcas que estão fazendo a diferença e se transformando neste cenário e que servem de inspiração é a Domino’s, que hoje tem uma abordagem além do foodservice e tem grande parte do seu modelo de negócios baseada em tecnologia. Com uma rede de franquias robusta, a empresa possui operações que se destacam pelo uso de chatbots e IA para prever demandas, evitar desperdícios e melhorar a experiência do cliente.
Outro bom exemplo é a Nvidia, maior referência global em Inteligência Artificial, que se tornou a empresa de maior valor de mercado nos Estados Unidos, superando gigantes como Apple e Microsoft. A empresa se antecipou a essas inovações e hoje impulsiona avanços em diversos mercados, de pesquisas científicas a jogos e animações, gerando mais de US$ 1 bilhão em vendas.
O momento atual do varejo reside na capacidade de criar uma presença contínua e uniforme em todos os pontos de contato com o cliente. Para muito além do omnichannel, a transformação digital e a personalização são estratégias-chave para maximizar o engajamento do consumidor e impulsionar as vendas, com uma abordagem verdadeiramente onipresente, que permite que o consumidor acesse produtos e serviços onde quer que ele esteja. Isso vai além da conveniência, representa também uma ampliação do alcance da marca e de forma que marque presença na vida do consumidor.
O panorama futuro do varejo, portanto, é um cenário onde a IA desempenha um papel central na transformação da experiência de compra. E as empresas que souberem integrar essas novas tecnologias de forma eficiente estarão bem posicionadas para liderar o mercado.
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Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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