Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Mars investe em inteligência de dados para espalhar “fábricas do futuro” pelo mundo

A implementação tem sido feita em parceria com a Accenture

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Mars investe em inteligência de dados para espalhar "fábricas do futuro" pelo mundo

Após testes bem-sucedidos nos Estados Unidos, a Mars tem ampliado o investimento nas chamadas “fábricas do futuro”, que usam ferramentas como Inteligência Artificial, nuvem, borda e gêmeos digitais para otimizar processos e reduzir desperdícios. A implementação tem sido feita em parceria com a Accenture.

A Accenture e a Mars estão testando gêmeos digitais para as operações da marca conhecida por chocolates como M&M’s, Snickers e Twix desde o final de 2020. Gêmeos digitais são representações virtuais de máquinas, produtos ou processos que, alimentados com dados em tempo real, são capazes de prever e otimizar processos de produção e o desempenho de equipamentos. Por meio da aplicação dos gêmeos digitais nas fábricas da Mars, a companhia pode simular e validar possíveis ajustes em seus produtos e processos antes de investir tempo e recursos em seu espaço físico.

As empresas testaram um gêmeo digital para reduzir os casos de embalagens com excesso de produto, um problema comum na indústria alimentícia. Com o gêmeo digital, a Mars passou a ter uma visão panorâmica das linhas de produção de uma de suas fábricas no Estado de Illinois, nos EUA. O gêmeo usou dados obtidos a partir do sensor do maquinário da fábrica em um modelo de análise preditiva para que os operadores de linha pudessem monitorar os eventos em tempo real e ajustar o processo de enchimento das embalagens.

Após o teste bem-sucedido, a Accenture e a Mars implementaram a solução em todas as fábricas nos EUA e desenvolveram modelos semelhantes para o negócio de pet care na Europa e na China.

Fábricas do mundo todo

Com o novo acordo, a Accenture e a Mars irão trabalhar na aplicação da tecnologia e modelos de gêmeos digitais nas fábricas da companhia do mundo todo. Os operadores de linha de fábrica da Mars terão acesso a insights em tempo real sobre o desempenho atual e preditivo. A empresa planeja aplicá-los a dezenas de casos de uso ao longo dos próximos três anos.

Nos próximos dois anos, a Accenture e a Mars criarão uma plataforma em nuvem para aplicativos de fabricação, dados e Inteligência Artificial (IA) que irão estabelecer as bases para sua visão da “fábrica do futuro”. A nova plataforma irá oferecer recursos de robótica, IA e automação de última geração na borda para tornar as operações da Mars ainda mais eficientes e incluir metas básicas de sustentabilidade, como gerenciamento de água, redução de resíduos e de emissões totais de gases de efeito estufa.

“A colaboração com a Accenture, combinada à nossa parceria com a Microsoft, nos permite escalonar a tecnologia de gêmeos digitais para alcançar essa meta, entregando economias de custos e de sustentabilidade significativas, além de preparar nossas fábricas para o futuro do trabalho”, explica William Beery, vice-presidente e CIO da Mars Wrigley.

O diretor sênior da Accenture e líder de conta da Mars, Larry Thomas, complementa: “Nosso trabalho consiste em usar o poder dos dados, da nuvem e da computação de borda para modernizar fábricas, aumentar a agilidade dos negócios diante de mudanças e colocar o poder nas mãos dos associados da Mars para que possam tomar decisões bem-informadas e com agilidade.”

A Accenture traz para o projeto as suas capacidades em tecnologias de última geração na nuvem, engenharia e cadeia de suprimentos. Além disso, trabalha com a Microsoft para alavancar a plataforma Azure e os aceleradores de borda proprietários da Accenture. No início do ano, a Accenture foi nomeada Parceiro do Ano Microsoft na categoria Manufacturing & Supply Chain.

Criação de valor

Thiago Veiga, diretor de Digital Supply, R&D e Procurement na Mars Inc, destaca que a empresa está “sempre em busca de formas inovadoras e sustentáveis de criação de valor em nossa cadeia de suprimentos de ponta a ponta, e a fabricação digital é uma prioridade fundamental”.

Os problemas que estão sendo resolvidos, ressalta Simon Osborne, diretor da Accenture à frente do trabalho com gêmeos digitais, são “velhos conhecidos”. “A novidade é a forma como usamos tecnologias avançadas para disponibilizar dados em tempo real aos operadores e aplicar a IA para ajudá-los a tomar as decisões necessárias antes que o problema surja. Muitas empresas estão começando a testar os gêmeos digitais, mas o que diferencia este projeto é a velocidade e o dimensionamento dessa tecnologia nas operações da Mars em todo o mundo.”

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: AccentureChocolatedigitalEconomiaempresasestratégiaEUAindústriainovaçãoinvestimentomarcasMarsmercadomercado&consumoMicrosoftnegóciostecnologia

Conteúdo Relacionado

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

de Redação 5 de junho de 2025

Visa lança Visa Conecta com foco em inovação em soluções de movimentação financeira

de Redação 5 de junho de 2025

Vida Veg lança seu primeiro multivitamínico infantil

de Redação 5 de junho de 2025

RS divulga comunicado sobre nova investigação de suspeita de gripe aviária

de Redação 5 de junho de 2025

Turismo sobe 6% e bate recorde no País no primeiro trimestre

de Redação 5 de junho de 2025

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

de Felipe Mario 5 de junho de 2025

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

de Luiz Alberto Marinho 5 de junho de 2025

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

de Redação 5 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile