A Black Friday deste ano deverá apresentar um aumento de 17% nas vendas de cartões-presente em lojas físicas em comparação com 2022. Segundo o estudo “O Futuro do Presente“, um guia sobre o impacto do ato de presentear e dos gift cards para o varejo desenvolvido pela Todo Incomm, desenvolvido pela Todo Incomm, o e-commerce terá um desempenho ainda mais expressivo, com um aumento de 143% nas vendas em relação ao ano anterior.
Dos entrevistados, 71,4% optaram pelo cartão-presente devido à liberdade de escolha. Adicionalmente, 83,3% afirmaram que a pessoa presenteada ficou muito satisfeita ao receber um cartão-presente, pela autonomia na escolha.
Uma das razões para esse crescimento é o aumento na demanda por compras online, mesmo com a reabertura total da economia após a pandemia. Conforme uma pesquisa recente da NZN Intelligence, 64% dos entrevistados preferem compras online, enquanto 36% optam por adquirir produtos em lojas físicas.
O mercado de cartões-presente no Brasil existe há alguns anos, mas ganhou mais espaço a partir de 2015, sendo amplamente adotado com uma tecnologia que prioriza a experiência do cliente, com foco em dispositivos móveis e omnicanalidade. De acordo com a última Global Gift Card Survey, a indústria de cartões-presente deve movimentar cerca de 689 milhões de dólares até 2026.
Imagem: Divulgação