Neste episódio, vamos iniciar uma nova série que abordará por que a gamificação funciona e traz resultados. Começarei falando sobre gamificação e IA e como as duas, juntas, fazem a diferença.
A IA e a gamificação estão transformando o aprendizado e entregando resultados muito acima da média. A integração de novas tecnologias na educação corporativa tem sido um “divisor de águas”, proporcionando experiências muito mais engajadoras, dinâmicas, envolventes e eficientes.
O que a IA e a gamificação entregam juntas? Podemos resumir as entregas em duas principais: personalização da aprendizagem e a interatividade.
Com a utilização da IA, podemos criar jornadas personalizadas que vão atender não só as necessidades de ganhos de competências, mas também o ritmo de aprendizagem. A partir dos algoritmos avançados, a IA consegue identificar quais conteúdos o colaborador precisa aprender para evoluir e, assim, suprir determinadas necessidades de aprendizagem. O que vemos aqui é que, além do aumento da eficiência na aprendizagem, temos um aumento de motivação, o que impulsiona ainda mais a vontade de aprender e a retenção do conhecimento.
Com a gamificação, incorporamos os elementos de jogos, como pontos, regras, desafios e recompensas, tornando o aprendizado muito mais atrativo, desafiador, dinâmico e engajador. Diversos estudos confirmam que a gamificação traz muitos ganhos de eficiência e de bem-estar, contribuindo diretamente para a motivação, o comprometimento e a conexão com a empresa e seus propósitos.
Se unirmos IA e gamificação, teremos uma experiência de aprendizado personalizada, motivadora, inteligente, lúdica e engajadora. A combinação dessas duas tecnologias está oportunizando uma verdadeira transformação na educação, pois, por meio da personalização, elas promovem também a inclusão.
Outra grande vantagem dessa dupla é a capacidade de dar respostas de forma imediata e com todo o detalhamento. Essa rapidez de retorno solidifica o conhecimento e instiga o colaborador a continuar a jornada de aprendizagem.
A velocidade dos retornos cria pontes de atenção e continuidade no ensino, fazendo com que os colaboradores tenham uma retenção muito superior do conhecimento aprendido.
E, para fechar esse episódio, retomo a base da gamificação, que é oportunizar uma aprendizagem envolvente, desafiadora, colaborativa, prática, à medida que permite que situações reais sejam resolvidas no game, além de estimular o pensamento crítico e o bem-estar, trazendo felicidade e alimentando toda essa engrenagem virtuosa.
Faço votos que vocês levem a IA e a gamificação para as suas empresas e comecem a colecionar ótimos resultados e histórias para contar. Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock