As Casas Bahia pretende disponibilizar R$ 1 bilhão em crédito para os clientes durante a Black Friday deste ano. A iniciativa visa impulsionar o crediário, uma das modalidades mais tradicionais da varejista, e representa um aumento de mais de 30% em relação à oferta de crédito no mesmo período em 2023. A noticia foi anunciada nesta quarta-feira, 13, durante coletiva de imprensa na Mega Loja da Marginal Tietê.
“O volume de crédito que queremos ofertar em novembro, para alcançar o crediário recorde da companhia, é de R$ 1 bilhão. É a maior oferta de crédito existente no mercado”, afirmou Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia. Segundo ele, o crediário é considerado o “negócio mais rentável da companhia e o core business da Casas Bahia”.
A participação do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) digital também registrou um crescimento significativo, com aumento de 10% em canais digitais e 27% em lojas físicas. A modalidade, popularmente conhecida no formato de carnê, continuará sendo um dos principais atrativos da empresa nesta temporada.
“Isso movimenta, obviamente, muito a loja física e os canais digitais. Estamos trazendo clientes com um perfil um pouco mais alto e, por isso, temos ganhado market share nos itens core”, comentou o CEO.
Franklin destacou que o crédito está pré-aprovado e disponível para os clientes em todos os canais de vendas da Casas Bahia, seja no aplicativo, no site ou nas lojas físicas. Para evitar a inadimplência, a novidade estará disponível apenas para clientes com avaliação positiva, garantindo a qualidade do crédito. “Estamos crescendo no mix mais sustentável”, disse.
“Nós faremos R$ 1 bilhão porque queremos marcar a história com a maior Black Friday de crédito das Casas Bahia. Estamos preparados para oferecer as melhores condições, com parcelamento em até 30 vezes sem juros no cartão próprio e em até 24 vezes no carnê, seja na loja física ou digital”, afirmou.
Questionado sobre como a oferta será subsidiada, o executivo disse que existem operações com fundos de investimento, como Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). “Existem diversas operações no mercado que têm nos permitido crescer”, explicou.
Crédito omnicanal
A expansão do crédito na Casas Bahia não se limita ao crediário tradicional. A empresa também registrou um crescimento expressivo na emissão de cartões de crédito. De acordo com Franklin, a varejista passou de 55 mil cartões emitidos em setembro de 2023 para 112 mil em setembro de 2024. “Segundo a Visa, somos o maior emissor de cartões do mundo, excluindo os bancos. E queremos dobrar novamente essa meta”, destacou.
Durante a Black Friday, a Casas Bahia pretende oferecer 200 mil novos cartões de crédito com anuidade grátis vitalícia e mais de R$ 17 bilhões em limites de crédito disponíveis. “Nosso crédito, seja dos cartões Casas Bahia ou do crediário, é totalmente omnicanal. Os 200 mil cartões de crédito estarão disponíveis em nossos canais digitais, permitindo aos clientes contratar pelo aplicativo, site ou em qualquer loja. Não é um crédito limitado às lojas físicas, como era antes. É um crédito omnicanal”, concluiu Franklin.
Logística como diferencial competitivo
om uma expectativa de lidar com picos de até 2.000 pedidos por minutos, a empresa estabeleceu uma operação integrada para garantir a entrega rápida e eficiente dos produtos adquiridos durante a temporada de promoções.
A estratégia de logística é um dos principais pilares da campanha deste ano. Para o CEO da Casas Bahia, garantir que cada compra chegue dentro do prazo é fundamental para a experiência do cliente e para a solidez da marca no período mais competitivo do varejo. A empresa possui um sistema de distribuição que conecta seus centros de distribuição a milhares de pontos de entrega em todo o país, o que permitirá o transporte rápido de grandes volumes de produtos.
“A logística é um diferencial competitivo para nós, especialmente durante a Black Friday, quando a pontualidade nas entregas é crucial para conquistar e manter a confiança do consumidor”, destaca Franklin.
A Casas Bahia apostou em uma estrutura omnicanal, permitindo que o cliente escolha entre receber o produto em casa ou retirá-lo em uma loja próxima. Esse modelo reduz prazos de entrega e melhora a experiência de compra, unindo o atendimento físico e digital de forma prática.
IA e retail media
A rede varejista tem testado diferentes abordagens para o uso da Inteligência Artificial e outras tecnologias e escalado as mais eficazes. Um exemplo é o uso da IA na revisão de inventário e gestão de estoques: a empresa conseguiu reduzir seu nível de estoque de 120 para 82 dias, com impacto de R$ 1,5 bilhão no caixa.
A companhia passou a explorar o retail media no início deste ano, com mais de 50 mil telas em lojas para veicular anúncios que capturam a atenção dos clientes no momento da compra. Franklin destaca que atualmente 60% da receita gerada pelo retail media vem do seu ecossistema digital, que inclui links patrocinados e ações de CRM.
Imagem: Mercado&Consumo