Em colaboração com profissionais de design e arquitetura, a Portobello iniciou uma ação que combina pesquisa e tendências globais para o desenvolvimento de novos produtos, visando à transformação do mercado. O Ciclo de Inovação Aberta visa promover a inovação e o desenvolvimento da empresa por meio da colaboração com arquitetos e designers, integrando tendências globais e locais na criação de produtos e do portfólio.
Atuando como birô de tendências, a área de Pesquisa e Desenvolvimento da Portobello organiza viagens a eventos como o Salone del Mobile, em Milão, e a Cersaie, na Itália. Esse intercâmbio de ideias, aliado a estudos e análises, possibilita o desenvolvimento de produtos alinhados às aspirações do mercado e aprimora a experiência do cliente.
O Coletivo Criativo, criado em 2017, faz parte das iniciativas da Portobello. O projeto já levou cerca de 100 arquitetos e designers para viagens em cidades como Copenhague, na Dinamarca; Reykjavik, na Islândia; Berlim, na Alemanha; Doha, no Catar; e, no ano passado, para Jerusalém e Tel Aviv, em Israel. Em outubro deste ano, aconteceu o Coletivo Criativo Provence, no qual cerca de 30 profissionais vivenciaram uma jornada de conexão com arte, design e arquitetura na região do sul da França.
Como resultado, essas expedições inspiraram coleções como Dansk, Berliner e Qatari, desenvolvidas com base na cultura e arquitetura dos locais visitados. Os produtos dessas linhas representam uma fatia considerável das vendas da Portobello Shop, mostrando o impacto dessas cocriações no mercado.
“As criações exclusivas, cada uma com uma particularidade e funcionalidade, são bem recebidas pelo público da Portobello Shop, que busca produtos que tenham conexão com o conceito de inovação e vanguarda da Portobello e valorizam o respeito pelos profissionais de arquitetura”, conta Carol Fávero, gerente de Marketing e Comunicação da companhia.
Criação do Coletivo Criativo
Criado como uma área de pesquisa e desenvolvimento, o Coletivo Criativo integra o Ciclo de Inovação da Portobello, olhando para seu processo criativo de fora para dentro. Atualmente, ele é o ápice do programa de relacionamento da marca.
“Um grupo seleto de profissionais da Comunidade Portobello +Arquitetura é levado para viver uma imersão na arquitetura, cultura, arte e lifestyle de cidades de diferentes países, para que, através de suas vivências e experiências, individuais e como comunidade, co-criem uma linha de produtos Portobello”, explica Carol.
Ela também destaca que o Coletivo Criativo “faz parte da estratégia do negócio e do posicionamento da marca, estreitando seu relacionamento com os profissionais de arquitetura, além de aumentar qualitativamente a oferta de soluções assertivas da marca.”
Comunidade
Os arquitetos participantes do Coletivo Criativo fazem parte da Comunidade Portobello+Arquitetura, que tem como objetivo aproximar profissionais do setor por meio de experiências e também de tecnologia.
Um aplicativo desenvolvido para a comunidade oferece oportunidades que vão desde viagens até cursos, com ações personalizadas. Com uma base de 42 mil profissionais cadastrados, a comunidade segue crescendo e fortalecendo o vínculo entre a Portobello e os especificadores em todo o Brasil.
Imagens: Divulgação/Portobello