Dando continuidade ao seu processo de internacionalização, a Morana, rede de franquias de acessórios feminino, inaugurou sua primeira unidade na Guatemala, na América Central. O estabelecimento fica na Paseo Cayala, famoso local considerado um misto de shopping a céu aberto na capital, Cidade de Guatemala.
Com duas décadas de existência e mais de 300 franquias no Brasil, a nova loja da Morana será inaugurada durante a época de compras do Natal. A operação da unidade é realizada por um master franqueado, que está responsável pela implantação e gestão da marca no país.
Segundo Danilo Assumpção, CEO da Morana, o processo de internacionalização da rede é uma estratégia fundamental para ganhar visibilidade de marca e share de mercado. Além disso, esta movimentação causa um aumento de potencial de compra junto aos fornecedores globais, favorecendo a cadeia de lojas no Brasil.
“Atualmente, 90% dos nossos produtos tem origem na Ásia, e temos facilidade para sourcing Europa-América. Nosso processo de expansão internacional é elaborado a longo prazo. Estudamos cada país, respeitando suas características e, principalmente, o comportamento de consumo da mulher local”, explica Assumpção. O executivo ainda destaca que no caso da Guatemala, por ser um país latino, existe uma grande familiaridade com as mulheres brasileiras.
Nessa filosofia, a Morana já tem planejado seus próximos passos. O fundamental para a estratégia é explorar os países que tenham essas características e capacidade de consumo. No momento, a marca já conta com projetos de expansão nos Estados Unidos e Portugal, por meio de canais digitais e B2C.
Recentemente, a companhia recebeu o certificado de franquia internacional ABF, na categoria senior. A chancela é concedida pelo Franchising Brasil junto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O Objetivo da patente é reconhecer empresas que estão presentes nos principais mercados do exterior.
Imagem: Divulgação