O governo do Egito anunciou a aprovação sanitária para a importação de pescados e derivados provenientes do Brasil. A informação é do Ministério da Agricultura do Brasil. Em 2022, Brasil e Egito registraram trocas comerciais da ordem de US$ 3,48 bilhões.
O Egito foi o principal destino dos produtos agropecuários brasileiros na África, com exportações de US$ 2,27 bilhões, e o 13º no mundo.
Conforme nota do ministério, o anúncio soma-se à recente abertura do mercado egípcio para o algodão em pluma e para gelatina e colágeno de origem brasileira, o que reforça a tendência de aumento das exportações para aquele país.
O Brasil conquistou, até o momento, 74 mercados externos para os produtos agropecuários brasileiros somente neste ano.
Vietnã
O Ministério da Pesca e Aquicultura negou que haja um acordo comercial entre o Brasil e o Vietnã para importação pelo País de tilápias vietnamitas. “Não existe nenhuma negociação comercial em curso entre o Brasil e o Vietnã envolvendo a importação de tilápias daquele país. Não há em curso qualquer pedido de licença de importação de tilápias oriundas do Vietnã registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil”, afirmou a pasta em nota à imprensa.
A manifestação do ministério ocorre em meio a posicionamentos públicos de entidades da piscicultura repudiando eventual acordo.
A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) disse, em nota recente, que o setor não aceita “que o governo brasileiro abra o mercado para a entrada de tilápia” tanto do Vietnã quanto de qualquer outro país.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock