Paul Ryan fala sobre o papel do governo na regulamentação do setor de tecnologia

Durante o NRF Retail’s Big Show, em Nova York, um palestrante inesperado subiu ao palco para discutir as questões maiores que o setor de varejo e a economia americana mais ampla enfrentam: o antigo porta-voz da Câmara dos Deputados dos EUA, Paul Ryan.

Em conversa com Matthew Shay, presidente e CEO da Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos (NRF), e Kara Swisher, cofundadora e editora geral da publicação de tecnologia Recode, Ryan, atualmente professor visitante da Universidade de Notre Dame, expressou otimismo com a economia americana e discutiu várias frentes para buscar crescimento contínuo.

Swisher defendeu mais investimentos do governo em tecnologia para acompanhar a China, afirmando que os EUA não estão preparados para as próximas mudanças no nível da Revolução Industrial que estão por vir.

Ryan argumentou que o governo federal não tem um bom histórico de escolha de vencedores em pesquisas aplicadas e acredita que o setor privado deve lidar com essa arena. A força do governo, disse ele, está na pesquisa básica.

“Estamos em uma corrida tecnológica, gostemos ou não”, Ryan admitiu. “Basicamente, o que vejo acontecendo é uma luta entre democracias e autocracias. A China terá um estado de vigilância. Eles vão ajudar outras autocracias a financiar seus estados de vigilância, e nós, como democracias, precisamos fazer um trabalho melhor trabalhando juntos para combater isso.”

Ryan disse que a China não está apenas copiando a tecnologia americana, mas está roubando.

“Não venceremos uma corrida com a China se for tudo sobre gastar dinheiro”, disse Ryan. “Eles vão gastar mais que nós. A questão é: podemos usar os melhores atributos de liberdade, de livre mercado, que são incentivos à inovação, livre empresa, propriedade privada para garantir que possamos nos destacar nessa área e vencer esta competição?”

Como vários líderes do governo e do mundo da tecnologia continuam exigindo regulamentação de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, Swisher argumentou que o governo precisa se envolver.

Ryan discordou um pouco, afirmando que “toda vez que o governo faz isso, vai mal, é corrompido e influenciado politicamente, e você tem muitos erros”. No entanto, ele admitiu que algum tipo de regulamentação precisa existir para evitar monopólios, ao mesmo tempo em que equilibra a necessidade de promover mais inovações.

“Você precisa ter uma estrutura reguladora, mas precisa ter [experiência] contínua [em] como funciona e que pode ver nas esquinas”, disse Ryan. “As leis que governam esses reguladores têm que ser leis que protegem nossos princípios e nossos problemas.”

Mas Ryan não está otimista de que o clima político atual esteja preparado para regular a tecnologia dessa maneira. Republicanos e democratas têm opiniões diferentes sobre como lidar com a situação, com alguns funcionários do governo felizes em regular os gigantes da tecnologia, enquanto outros pedem que os desmembrem.

“Há um espaço entre eles onde acho que você obterá consenso, mas ainda não chegamos lá”, disse Ryan.

Ryan admitiu que o governo não está preparado para o futuro da tecnologia, em parte porque muitos políticos não a entendem. Nesse sentido, Ryan instou as indústrias a se autorregularem, pois são especialistas.

“A indústria se entende melhor do que burocratas e políticos”, disse ele.

A discussão entre Ryan, Swisher e Shay levou à lacunas na educação que precisam ser abordadas para continuar alimentando a inovação nos EUA.

Swisher disse que a inovação em certas categorias parou porque certos gigantes da tecnologia possuem categorias massivas, como o Google, com buscas. Ela enfatizou o ponto de vista dos varejistas e acrescentou que, quando uma empresa como o Walmart é o “perdedor” (pelo menos, presumivelmente, em comparação com a Amazon), as probabilidades acumuladas contra empresas menores podem parecer insuperáveis.

Ryan disse que uma maneira de diminuir a barreira de entrada para os empreendedores é reduzir a lacuna educacional para criar um “campo de jogo mais equilibrado e que possa continuar a inovar e impedir que os titulares basicamente apareçam atrás deles e joguem a chave fora”.

Ele apontou o reinvestimento em cursos técnicos e associações como exemplo, pois eles dão às pessoas a chance de treinar em algumas dessas indústrias emergentes e criar mais empregos.

“Estes diplomas que encerram as lacunas têm que estar onde isso é feito”, disse Ryan. “Se acertarmos na parte da educação, poderemos ter um ótimo século 21”.

Um exemplo que Ryan apontou é o programa de carreira e educação técnica em seu estado natal, Wisconsin, que ele disse ter sido reconfigurado para cultivar uma mentalidade de Vale do Silício. Ele disse que os primeiros estágios dessa transformação educacional chegaram graças à presença da gigante eletrônica FoxConn na área (embora o papel da empresa na criação de empregos para Wisconsin continue sendo contestado).

Ainda assim, Ryan mantém sua crença na ação limitada do governo, que ele não acredita que deveria ditar quais tecnologias promover e investir.

“O governo claramente tem um papel a desempenhar, mas esse papel não está em tentar escolher quais tecnologias apoiar”, disse ele. “Ele deve financiar a pesquisa básica com políticas regulatórias e tributárias adequadas e incentivos para a comunidade de tecnologia pesquisar, inovar, produzir coisas novas”.

Com informações do site AD Week
* Imagem divulgação NRF

Sair da versão mobile