Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Estudo aponta categorias que devem estar em alta no e-commerce no 1° trimestre de 2025

Entre elas estão materiais escolares e uniformes, devido ao início do período letivo

  • de Redação
  • 5 meses atrás
Estudo aponta categorias que devem estar em alta no e-commerce no 1° trimestre de 2025

Após a grande movimentação no varejo causada pela Black Friday e Natal, é comum imaginar que o primeiro trimestre do ano terá pouca demanda no e-commerce e marketplaces. De acordo com a Nubimetrics, plataforma que fornece dados inteligentes para sellers, é possível ter uma ótima performance se você contar com os dados certos.

A especialista em mercado digital, Juliana Vital, também Global Chief Revenue da companhia, lista categorias que podem representar boas oportunidades para evitar a queda no faturamento.

“Temos poucas datas comemorativas neste período, mas isso não significa que o período não apresente boas oportunidades para os vendedores online. Nós mapeamos que a tendência por categorias específicas podem ser uma ótima alternativa para continuar se destacando. Por isso, é importante se manter por dentro dessas principais tendências”, afirma Juliana. Entenda, abaixo, quais são essas principais categorias:

Materiais escolares

Com o início das aulas, e mesmo que alguns pais e responsáveis já tenham iniciado as buscas em dezembro, é no mês de janeiro que a demanda na categoria atinge o pico máximo de sazonalidade no e-commerce. Essa categoria apresentou um aumento de mais de 30% no primeiro trimestre. Entre os destaques, as etiquetas escolares representaram 13% das palavras-chave mais pesquisadas pelos compradores de materiais escolares.

Uniformes

Atrelados ao começo do período letivo, os uniformes também fazem sucesso no e-commerce. O levantamento da Nubimetrics revelou que, no ano passado, a subcategoria registrou crescimento de buscas ao longo do ano, e os números indicam que, em 2025, não será diferente.

Itens para natação

O clima também influencia as categorias mais buscadas pelos consumidores. Com as altas temperaturas entre janeiro e fevereiro, principalmente, as atividades aquáticas ficam ainda mais em alta, seja para lazer ou práticas esportivas. Por isso, a Nubimetrics revela uma demanda crescente por produtos relacionados à natação nesta época do ano na categoria Esportes e Lazer. Entre os destaques estão os “espaguetes” e toucas no marketplace.

Outro item que vem se destacando ao longo dos anos são as faixas de cabelo, que apresentaram, em 2024, aumento de quase 140% nas buscas, 2,4 vezes maior que em 2023.

Fantasias

Com o Carnaval se aproximando, a preparação também começa em janeiro. Atualmente, a categoria Fantasias surge como uma ótima opção para os sellers no início de 2025, registrando pico de buscas em fevereiro, mês em que a festa acontece.

Produtos de informática

Uma das principais datas comemorativas deste período é o Dia do Consumidor, que ocorre no dia 15 de março. Assim, alguns nichos também se destacam, especialmente a categoria de Informática.

Entre os itens mais procurados pelos consumidores estão os Mini PCs, que lideraram as buscas na categoria PC de Mesa em 2024. Ainda de acordo com dados da Nubimetrics, esse item, seguido das cadeiras gamer, são grandes tendências para este ano.

“Teremos ótimas oportunidades neste começo de ano, e a IA pode ser uma grande aliada para auxiliar os vendedores a analisar informações sobre o comportamento do consumidor, identificar tendências de busca, entender produtos em alta, encontrar nichos com maior potencial de crescimento e até mesmo identificar segmentos com alta demanda e baixa oferta”, finaliza a executiva.

Com informações de Mercado&Tech. 
Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Brasilcomérciocomportamentocomprascrescimentoe-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiaexpansãofantasiasFaturamentoItens para nataçãolojalojasmarcasmaterial escolarmercadomercado&consumonegóciosprodutosProdutos de informáticaserviçosuniformesvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

de Redação 5 de junho de 2025

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

de Redação 5 de junho de 2025

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

de Redação 5 de junho de 2025

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

de Redação 5 de junho de 2025

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

de Redação 5 de junho de 2025

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

de Redação 5 de junho de 2025

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

de Redação 5 de junho de 2025

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

de Redação 5 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile