NRF 2025: A inspiração por trás da Pattern Beauty, a marca que celebra os cabelos crespos

Tracee Ellis Ross, atriz e empresária, falou sobre o propósito da empresa em painel na NRF 2025

NRF 2025: A inspiração por trás da Pattern Beauty, a marca que celebra os cabelos crespos

A atriz e apresentadora de televisão Tracee Ellis Ross passou anos tentando encontrar uma “solução” para o seu cabelo crespo. De alisamentos a testes de produtos de marcas diferentes, ela tentou de tudo. E pensava como seria bom se uma só marca conseguisse oferecer todas os benefícios que esperava. Até que decidiu criar sua própria marca, a  Pattern Beauty, em 2019. Tracee Ellis Ross, filha da lendária Diana Ross, falou sobre a inspiração por trás da marca em painel na NRF Retail’s Big Show em Nova York, nos Estados Unidos. A Mercado&Consumo faz uma cobertura especial do evento no portal, no YouTube e nas redes sociais.

Traceee é contrária à ideia de que as marcas precisam dizer para o consumidor que ele tem um problema que elas sabem como resolver com um produto. “Discordo disso. Quando me sinto bem, compro mais. Dizer para o cliente afro que o cabelo dele é um problema que precisa ser consertado não funciona para mim. Para mim, o que funciona é celebrar o cabelo dele e fazê-lo consumir a partir disso, tendo produtos eficazes.”

A Pattern Beauty foi criada para apoiar quem tem cabelos crespos e ondulados, independentemente do gênero. “Nosso produto é focado na celebração da beleza negra e na hidratação. Queremos derrubar o mito de que produtos de tratamento para cabelo negro faz parte de um mercado de nicho. Hoje, entre 65% e 70% do mercado global de consumidores têm cabelo crespo ou cacheado. Como varejistas, consumidores, empreendedores e CEOS, temos de lidar com essas armadilhas em toda a linha operacional, até na forma como o produto chega na gôndola.”

Só nos Estados Unidos, as pessoas de cabelos crespos representam um mercado endereçável de mais de US$ 31 bilhões. Quem não está atento a isso, alerta a CEO da Pattern Beauty, está deixando de entender o que esse consumidor quer e, em última instância, deixando de fazer dinheiro.

Hoje, a marca tem mais de 50 SKUs e parcerias com várias empresas de varejo, como Ulta Beauty e Amazon. “Inovação não significa colocar um monte de botões numa coisa, digitalizar e depois não conseguir usar. É criar algo necessário e que torna vida mais eficiente”, define.

O fato de ser uma celebridade, diz Tracee Ellis Ross, é só um detalhe. Como modelo, ela posa para várias fotos da marca. Mas está, também, envolvida diretamente no negócio. “Seres humanos têm interesses múltiplos e podem fazer muitas coisas. A Pattern é uma marca de beleza, e a CEO, por acaso, é atriz. Eu naturalmente tenho tino para negócios e não tenho medo de dizer isso porque sou atriz. Não faz sentido.”

A marca, define ela, nasceu de uma necessidade e da percepção de que havia um espaço que o mercado não estava contemplando. “As pessoas que precisavam de produtos que funcionassem, não prejudicassem o cabelo e tivessem uma boa embalagem.”

Cobertura da NRF 2025

Mercado&Consumo faz a cobertura do evento in loco, com conteúdos em todas as plataformas. Como encerramento, no dia 15 de janeiro, será realizado o Retail Executive Summit (RES), diretamente da sede do TikTok em Nova York. O evento, gratuito e transmitido ao vivo, promete aprofundar as discussões da NRF 2025. As inscrições já estão abertas.

Imagem: Divulgação

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