Valentine’s Day deverá movimentar quantia recorde neste ano, aponta pesquisa da NRF

Estudo aponta três pontos principais que explicam essa aumento nos números

Valentine's Day

Mesmo com o aumento no número de casos de covid-19 e o surgimento da variante Ômicron, o varejo norte-americano não dá sinais de que terá um Valentine’s Day ruim. De acordo com a pesquisa anual feita pela National Retail Federation (NRF), em parceria com a Prospes Insights Analytics, os consumidores planejam gastar, em média, US$ 175 nas comemorações durante o feriado deste ano, comemorado nesta segunda-feira, 14.

A previsão é US$ 10 maior do que a do ano passado. Ao todo, as estimativas são de que a data comemorativa consiga movimentar cerca de US$ 23,9 bilhões, a segunda maior previsão feita na história para esse dia. O estudo identificou três tendências que explicam os motivos para esse aumento:

Gastar mais para ser especial

Aproximadamente 76% dos entrevistados disseram que comemorar o Valentine’s Day é importante para eles por conta do estado atual da pandemia. Em 2021, esse número era de 73%.

O levantamento também mostrou que o número de pesquisas no Google pela frase “Presente de Valentine’s Day para ela” cresceu 300% na comparação com o ano passado. As pesquisas por “melhor presente de Valentine’s Day para ele” também cresceram 200% em relação a 2021.

Ao analisar os gastos, a pesquisa mostrou que os consumidores planejam gastar, em média, mais de US$ 100 com presentes para seus namorados e amados, um aumento de US$ 12, em comparação com o ano de 2021, e similar aos números de 2020, antes da pandemia.

Joalheria

Além dos tradicionais chocolates, buquês de flores e cartões comemorativos, a pesquisa mostrou que mais consumidores estão considerando dar itens de joalheria como presente. A estimativa é de que o setor possa atingir o pico de US$ 6,2 bilhões gastos nesse período.

Apesar de o dobro de homens planejarem presentear com joias, o público feminino que pretende comprar esse item também cresceu e chega a 14%, o maior nível registrado. A expectativa é de que os gastos dobrem em relação ao ano passado.

Planos fora de casa

Apesar de variante Omicrôn ter causado aumento nos casos de covid-19, os consumidores estão se sentindo muito mais confortáveis em fazer planos fora de casa neste momento. Esse sentimento de segurança reflete também nos planos para o Valentine’s Day.

Cerca de 31% dos entrevistados estão planejando marcar a comemoração com algum tipo de evento fora de casa. No ano passado esse número estava na casa dos 24%.

Outro indício desse movimento é o aumento na procura e compra pelos “presentes de experiência”, como ingressos para a banda favorita, day spa ou aventuras como sky diving. Sem surpresas, os mais jovens são os responsáveis principais por puxarem essa tendência.

Varejo brasileiro

O Brasil possui a própria data para a comemoração do Dia dos Namorados, que é celebrado no dia 12 de junho. Entretanto, apesar na diferença de datas, algumas empresas do varejo brasileiro estão aproveitando a oportunidade e lançando promoções para comemorar o evento.

O e-commerce Flores Online, por exemplo, anunciou diversos tipos de produtos e combos em sua plataforma  para comemorar o Valentine’s Day. A maioria deles une algum tipo de arranjo de flores junto com uma caixa de chocolate, presentes bem tradicionais para a época.

Outra empresa que também lançou promoção nesse período foi a Evino. A companhia está oferecendo até 50% de desconto na compra de vinhos ou kits para comemorar a data. Apesar de não ser a data convencional, diversas empresas tem tentado utilizar do momento para impulsionarem suas vendas e acelerarem a retomada do comércio.

Imagem: Shutterstock

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