Mesmo com queda, mercado de brinquedos registra faturamento de quase 5 bilhões de reais em 2023

Apesar de um ambiente desafiador no varejo, que registrou uma tendência de baixa global, categoria de brinquedos vendeu cerca de 66 milhões de unidades

Apesar de um ambiente desafiador no varejo, que registrou uma tendência de baixa global, categoria de brinquedos vendeu cerca de 66 milhões de unidades

A indústria de brinquedos brasileira também sofreu as consequências dos desafios enfrentados pelo varejo e, seguindo a tendência mundial, registrou queda nas vendas em 2023. O mercado de brinquedos no Brasil obteve um faturamento de quase 5 bilhões de reais, com aproximadamente 66 milhões de unidades vendidas, resultando em um preço médio de 73 reais por brinquedo. Durante o ano, a categoria apresentou uma queda de 12% em faturamento e 21% em unidades. Os dados são apontados pela Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo.

Alguns fatores influenciaram diretamente os resultados das vendas no mundo, como por exemplo a volta das experiências fora de casa após a pandemia, que acabou impulsionando as vendas de algumas categorias. O aumento do tempo das crianças em telas e videogames e a greve dos roteiristas no cinema nos EUA – o que causou uma queda da ida aos cinemas e por consequência no consumo de conteúdos que impactam diretamente na compra de brinquedos – também foram fatores que impactaram as vendas. Além disso houve o aumento da inflação, que interfere no preço dos brinquedos e faz com que o consumidor mude suas prioridades na hora de gastar.

No Brasil, a intensa crise no varejo foi mais um agravante. “A indústria acabou diminuindo seu nível de distribuição no país, principalmente de produtos com o preço médio abaixo de 50 reais, afetando a oferta e o consumo como um todo. Além disso, não tivemos em 2023 a venda das figurinhas da copa, que foram um grande sucesso em 2022. Essa foi uma das razões para a queda do número de vendas em unidades”, afirma Ana Claudia Weber, diretora de Client Development da Circana.

“Mesmo com esse resultado, se compararmos o ano de 2023 com o ano de 2019, foi registrado um crescimento de 2% em faturamento. Isso mostra que o consumidor ainda está investindo em compras na categoria e que, com a recuperação do varejo, o mercado tem muitas oportunidades de seguir evoluindo”, completa Ana.

Top 10 brinquedos mais vendidos em 2023 no Brasil:
• Carrinho Hot Wheels Veículos Básicos Sortidos – Mattel
• Hot Wheels Kit 5 Carrinhos Básicos Sortidos – Mattel
• Quadriciclo Infantil Spider com Pedal e Empurrador – Maral
• Boneco Avengers Figura Olympus – Hasbro
• Barbie Casa dos Sonhos – Mattel
• Barbie Fashionista Básica – Mattel
• Quadriciclo Caixa Multicor – Maral
• Triciclo Velobaby G2 Passeio & Pedal – Bandeirante
• Hot Wheels Monster Trucks 1:64 – Mattel
• Boneca Barbie Profissões Bailarina – Mattel

Natal e Black Friday

Quando analisadas as vendas nos meses de novembro e dezembro de 2023, especificamente, o mercado de brinquedos retraiu 14%, se comparado ao ano anterior. A porcentagem é ainda maior do que a queda de 12% registrada durante todo o ano.

Ainda assim, segundo a Circana, algumas categorias e produtos de brinquedos conseguiram se destacar positivamente como blocos de montar, pelúcias e eletrônicos infantis.

Categorias que mais cresceram no período:
• Cartas Estratégicas
• Blocos de Montar
• Veículos de Dedo
• Companheiros de Jogos Robóticos Interativos (ou Bixinho Virtual)
• Pelúcia

Brinquedos que mais cresceram no período:
• Barbie Color Reveal Boneca Looks Denim
• Boneca Infantil Wandinha Addams
• Boneca Diver New Born Vamos Brincar
• Bitzee Pet Digital Interativo
• 2 Decks Pokémon Baralho de Batalha Ampharos EX e Lucario EX

Imagem: Shutterstock

 

Sair da versão mobile