Uma das lojas do Carrefour na França é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.
Com mais de 14 mil lojas em 40m países, o Carrefour é um dos maiores varejistas de alimentos do mundo. E abriu recentemente no seu país de origem uma loja totalmente acessível a pessoas com deficiência.
O grupo adicionou muitos serviços e modificou o layout do antigo local para que pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual possam fazer compras por conta própria. Os funcionários foram totalmente treinados para dar suporte aos clientes. Este projeto foi desenvolvido em colaboração com um grupo de pessoas afetadas por diferentes tipos de deficiência. O Carrefour trabalhou com eles para identificar as áreas de melhoria e entender maneiras de lidar com elas. No futuro, este conceito deve ser estendido a outras lojas francesas pois o grupo deseja se tornar mais acessível e inclusivo.
“A primeira loja acessível do Carrefour na França estabelece um novo padrão em inclusão no varejo ao remodelar a experiência de compra para atender às necessidades de todos os tipos de deficiência. Este conceito vai além da conformidade com a acessibilidade, criando um ambiente em que todos se sintam bem-vindos e capacitados para fazer compras de forma independente. Ao integrar recursos como auxílios de navegação aprimorados, equipe treinada e design inclusivo, o Carrefour transformou a loja em um espaço de igualdade e dignidade”, revela o relatório do Grupo Ebeltoft.

“A primeira loja acessível do Carrefour na França estabelece um novo padrão em inclusão no varejo ao remodelar a experiência de compra para atender às necessidades de todos os tipos de deficiência”
Por que é inovador?
Atendendo todos os tipos de deficiência
Ao entrar na loja, os clientes podem pedir um “parceiro de compras” que os apoiará enquanto fazem compras. Além disso, os carrinhos foram adaptados para compradores com mobilidade reduzida, faixas táteis são dispostas no chão para ajudar a se movimentar pela loja ao lado de pictogramas na entrada de cada setor.
Uso adicional de tecnologia
Dois aplicativos foram desenvolvidos para este projeto: um ajudando os cegos a navegar pela loja e outro para pagamento prioritário. A tecnologia também permite que a composição dos produtos seja lida em voz alta.
Uma variedade amigável
Especialmente para a oferta não alimentícia. Por exemplo, roupas para recém-nascidos afetados por patologias físicas e móveis adaptados estão entre os produtos em oferta.
Imagens: Reprodução e Shutterstock