Um sistema de busca por imagem, criado a partir de Inteligência Artificial, é a nova aposta da SmartHint para melhorar a experiência do consumidor no e-commerce. A empresa, comprada pelo Magalu no ano passado, apresentou a solução durante o VTEX Day, realizado nesta semana em São Paulo.
“A Inteligência Artificial reconhece os padrões dos produtos que a pessoa está usando, se na parte de cima é uma camisa ou camiseta, por exemplo, as tonalidades de cor, o gênero. A partir daí, o site traz imagens de coisas que estão sendo vendidas na loja”, explica o diretor de Negócios da SmartHint, Rodrigo Schiavini.
Para fazer uso da solução, o cliente final precisa carregar uma foto própria na página do e-commerce. A partir daí, a IA vai codificar as informações dessa imagem e buscar, no seu banco de dados, outras imagens com informações iguais ou o mais semelhantes possível.
A solução já está em uso no e-commerce da Diesel no Brasil. A ideia é aperfeiçoar o modelo no varejo online de moda e, depois, chegar a outros segmentos, como o de casa e decoração.
Para Schiavini, a busca por imagem tende a ser popular especialmente entre a nova geração. “Assim, ‘fechamos o ciclo’. Já oferecemos a busca por texto, que atende à camada da população que passou dos 30 ou 40 anos; e a busca por voz, que começa a atrair aqueles que têm até 20 anos.”
Uma das vantagens do uso da Inteligência Artificial nos sistemas de busca é o fato de que ela está em constante aprendizado: conforme vai identificando o perfil do cliente, consegue oferecer respostas cada vez mais personalizadas. Outra é a usabilidade em si: num sistema de busca por voz, por exemplo, mesmo o cliente que não sabe escrever exatamente o nome de um produto pode ser atendido.
Aquisição pelo Magalu
Fundada em 2017, a SmartHint atende hoje mais de 1.000 clientes e suas ferramentas geraram R$ 620 milhões em vendas em 2020.
À época da aquisição, o Magalu disse, em nota, que, com a SmartHint, ampliaria a assertividade da busca dentro do aplicativo. “Além disso, a experiência de compra dentro dos mundos e mini mundos – especializados em categorias como moda, esportes, mercado, livros e food delivery – será aprimorada com recomendações ainda mais personalizadas e inteligentes.”
Imagem: Aiana Freitas