Após acusação de racismo, Atacadão encerra a circulação de “fiscais de prevenção” nas lojas

Medida passou a valer para todas as 334 lojas no Brasil na última quarta-feira, 12

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A rede Atacadão anunciou nesta sexta, 14, que interrompeu a atividade de circulação dos funcionários chamados de “fiscais de prevenção” em suas lojas. Segundo a empresa, a medida foi implementada na última quarta-feira, 12, e é válida para todas as 334 lojas da rede atacadista, que é controlada pelo Carrefour.

A decisão é uma resposta à acusação de racismo feita pela atriz e professora Isabel Oliveira em Curitiba (PR). No começo da semana, Isabel divulgou um vídeo em que aparece chorando e afirmando ter sido seguida por mais de 30 minutos por um segurança nas dependências de uma unidade do Atacadão.

Ela voltou à loja depois para protestar usando roupas íntimas e exibindo uma frase escrita no corpo: “Sou uma ameaça?”.

Após a repercussão do caso, o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, chegou a visitar a loja na companhia do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, referência brasileira na luta antirracista.

“A rede Atacadão lamenta profundamente os casos ocorridos”, diz a empresa, em nota. A empresa diz que passa por um “processo contínuo de evolução para que casos de racismo ou qualquer outro tipo de discriminação não ocorram em suas lojas ou qualquer das suas atividades”. Diante disso, anunciou, além da interrupção da atividade de circulação dos “fiscais de prevenção”, outras medidas.

Entre elas, está a realização da revisão de treinamentos de suas equipes de loja em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares. O Atacadão informa, ainda, que promoverá a ampliação da visibilidade dos canais de denúncia.

“A rede Atacadão reitera o respeito aos mais de 5 milhões de clientes que recebe em suas lojas por semana, bem como seu compromisso com a mudança e combate ao racismo e qualquer tipo de discriminação, e permanece em processo de escuta ativa e segue revisando os processos internos.”

De acordo com a empresa, os profissionais que antes circulavam pelas lojas ficarão à disposição dos clientes em pontos fixos e pré-determinados, na frente do caixa ou em sala que possui o circuito fechado de televisão (CFTV). “A função dos profissionais que ficam em pontos fixos ou à frente do caixa é ser ponto de apoio aos clientes, ou atuação em casos de urgência (clientes passando mal e acidente, por exemplo).”

Ainda segundo o Atacadão, serão realizadas melhorias no processo de monitoramento de câmeras para manter um ambiente seguro para seus clientes.

Imagem: Divulgação

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