Prazo de entrega do Imposto de Renda termina em 30 de maio; 11,5 mi de declarações já foram enviadas

A expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo

Prazo de entrega do Imposto de Renda termina em 30 de maio; 11,5 mi de declarações já foram enviadas

A Receita Federal recebeu, até o fim do dia de sexta-feira, 11, 11.564.854 declarações do IR 2025, ano-base 2024. O prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda, que começou em 17 de março, termina em 30 de maio. A expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo.

Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para computadores, pelo aplicativo para celular e pelo portal e-CAC na plataforma Gov.br.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Amarildo José Rodrigues, explica como funciona cada opção.

O contribuinte precisa baixar o programa gerador de declaraçãodisponível no site da Receita Federal do Brasil. “Essa opção é recomendada para os contribuintes que possuem declarações mais complexas, com muitas informações a serem declaradas” destaca o professor.

O programa para computadores, chamado IRPF 2025, tem versões para Windows, macOS, Linux e multiplataforma.

aplicativo da Receita Federal está disponível para os sistemas Android e iOS. “Essa é uma opção ideal para quem busca praticidade e agilidade no preenchimento da declaração.”

Em 2025, o nome do aplicativo para fazer a declaração mudou. Antes chamado de “Meu Imposto de Renda”, agora recebeu o nome de Receita Federal.

A terceira e última opção é realizar a declaração diretamente no portal e-CAC. É necessário ter acesso e senha na plataforma Gov.br.

Cuidados na hora de baixar programa

Além de estarem atentos ao prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, os contribuintes precisam prestar atenção às fontes de informações sobre o assunto. O professor Alessandro Pereira Alves, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), alerta que o único órgão responsável por disponibilizar o programa é a Receita Federal. “Não se deve baixar o programa de outros sites. Então, tem que ser o programa da Receita Federal.”

Uma forma de garantir que o aplicativo ou programa é autêntico é verificar o endereço do site. Se ele não estiver no domínio Gov.br, há risco de ser um software falso criado para roubar dados do contribuinte.

Com informações da Agência Brasil.
Imagem:

Sair da versão mobile