Sete em cada dez consumidores realizam suas compras de supermercado em mais de uma loja

Os dados foram apresentados durante a Apas Show 2024, nesta terça-feira

Sete em cada dez consumidores realizam suas compras de supermercado em mais de uma loja

Sete em cada dez consumidores realizam suas compras de supermercado em mais de uma loja. Os dados são da pesquisa “Comportamento do Consumidor”, realizada pela Shopper Experience e pela Scanntech, e foram apresentados nesta terça-feira, 14 de maio, na Apas Show 2024, evento realizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que acontece até o próximo dia 16, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Segundo a pesquisa, os consumidores frequentam de dois a três estabelecimentos para a aquisição de produtos, o que demanda dos supermercadistas ações para atração e retenção, como os programas de fidelidade.

“O que é importante na fidelização de uma marca ou de ponto de venda? Claro que preço baixo vai ser sempre o primeiro driver. Em qualquer categoria que a gente perguntar, as pessoas vão falar sobre a relação de preço justo”, afirma Valeria Rodrigues, CEO da Shopper Experience.

Mercado de vizinhança

Desde a pandemia, os supermercados de bairro caíram no gosto do consumidor pela familiaridade e proximidade com o consumidor final: 60% dos entrevistados pela pesquisa são frequentadores deste modelo de negócio, principalmente para compras de reposição e compras de emergência. Na classe C, cerca de 50% dos gastos em supermercados são feitos em estabelecimentos de vizinhança.

O CEO da Scanntech, Thomaz Machado, destaca que o varejo alimentar vem crescendo nos últimos anos. Em 2021 e 2022, no entanto, esse crescimento se deu devido ao aumento nos preços e na inflação causados pela queda na produção e pelas guerras. “A gente via que as unidades caíam e o preço subia, o que afetava o faturamento.”

O estudo foi realizado por meio de metodologia quantitativa e com uma amostra representativa de 1.047 pessoas com idades entre 18 e acima de 55 anos e diversas classes sociais.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile