Sete em cada dez consumidores realizam suas compras de supermercado em mais de uma loja. Os dados são da pesquisa “Comportamento do Consumidor”, realizada pela Shopper Experience e pela Scanntech, e foram apresentados nesta terça-feira, 14 de maio, na Apas Show 2024, evento realizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que acontece até o próximo dia 16, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Segundo a pesquisa, os consumidores frequentam de dois a três estabelecimentos para a aquisição de produtos, o que demanda dos supermercadistas ações para atração e retenção, como os programas de fidelidade.
“O que é importante na fidelização de uma marca ou de ponto de venda? Claro que preço baixo vai ser sempre o primeiro driver. Em qualquer categoria que a gente perguntar, as pessoas vão falar sobre a relação de preço justo”, afirma Valeria Rodrigues, CEO da Shopper Experience.
Mercado de vizinhança
Desde a pandemia, os supermercados de bairro caíram no gosto do consumidor pela familiaridade e proximidade com o consumidor final: 60% dos entrevistados pela pesquisa são frequentadores deste modelo de negócio, principalmente para compras de reposição e compras de emergência. Na classe C, cerca de 50% dos gastos em supermercados são feitos em estabelecimentos de vizinhança.
O CEO da Scanntech, Thomaz Machado, destaca que o varejo alimentar vem crescendo nos últimos anos. Em 2021 e 2022, no entanto, esse crescimento se deu devido ao aumento nos preços e na inflação causados pela queda na produção e pelas guerras. “A gente via que as unidades caíam e o preço subia, o que afetava o faturamento.”
O estudo foi realizado por meio de metodologia quantitativa e com uma amostra representativa de 1.047 pessoas com idades entre 18 e acima de 55 anos e diversas classes sociais.
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