3 ferramentas de gestão básicas para seu planejamento estratégico

Como você utiliza as ferramentas de gestão na sua empresa?

O planejamento estratégico ou o plano diretor em grande parte das empresas é o direcionador das ações que serão adotadas para que o negócio se desenvolva, olhando o curto, médio e longo prazos e proporcionando que os objetivos sejam alcançados. Neste momento de chegada de orçamento, precisamos revisitá-los.

Em alguns momentos e nas elaborações destes planos, contamos com algumas ferramentas que podem ajudar e facilitar o método para a criação desse processo.

Vamos te apresentar neste artigo uma visão geral das 3 grandes ferramentas de gestão utilizadas para você escolher a que melhor se enquadra aos objetivos e sua organização.

1. Análise Swot

3 ferramentas de gestão básicas para seu planejamento estratégico

A análise Swot, podemos dizer, é uma das ferramentas de gestão estratégica mais conhecidas. O seu objetivo é analisar o cenário e ela pode ser usada por todas as empresas e departamentos, em estratégias de venda e diversas situações.

A análise do cenário contempla a partir do ambiente interno as forças e fraquezas, que representam a posição ocupada pela empresa hoje, e do ambiente externo as suas perspectivas de futuro, ou ameaças e oportunidades.

Desta forma, obtemos um quadrante formado por quatro partes.

Ambiente interno

Ambiente interno é aquele que pode ser controlado pela empresa. Nele encontramos:

Ambiente externo

Já o ambiente externo não pode ser controlado pela organização e nele devemos buscar identificar:

Em seguida, depois de identificar tais informações, será mais fácil definir os próximos passos do planejamento estratégico da sua empresa.

Depois, será de maior compreensão identificar os próximos passos para a construção do seu planejamento estratégico e definir os passos para cada equipe executar.

2. As 5 forças de Porter

O autor do modelo observou que existem 5 forças externas à empresa atuando em todos os negócios, em maior ou menor grau. Começar a entender a atuação dessas forças dá à organização uma visão do mercado onde ela está inserida, mostrando a competitividade nesse mercado.

Significa praticamente olhar para fora da empresa, avaliando o seu segmento como um todo. É importante ter em mente que estas forças influenciam todos os negócios deste segmento, ou seja, você e todos os seus concorrentes.

As 5 forças de Porter são:

3. Business Model Canvas

O Canvas Modelo de Negócio é uma ferramenta de gestão estratégica útil para criar um modelo de negócio de forma rápida e visual.

Diferente de um plano de negócios, que é praticamente extensivo e pode ter um prazo maior de elaboração, dependendo da complexidade da empresa, o modelo Canvas proporciona visão sistêmica de uma forma simples e facilita o trabalho colaborativo.

Ele é formado por nove blocos, que idealmente devem ser preenchidos de acordo com a listagem abaixo:

  1. Segmento de clientes – Para qual nicho de mercado a sua empresa decidiu desenvolver seus produtos?
  2. Proposta de valor – Quais benefícios os seus produtos e serviços entregam aos clientes?
  3. Canais – São os meios pelos quais a empresa se comunica e entrega valor para os clientes.
  4. Relacionamento com os clientes – Quais estratégias são utilizadas para que os seus clientes não troquem a sua empresa pelos seus concorrentes?
  5. Fontes de renda – Como os seus clientes pagarão pelos benefícios que você oferece?
  6. Recursos-chave – Quais são os ativos fundamentais da sua empresa? Aqui entram ativos físicos, e intelectuais (como patentes, por exemplo), recursos humanos, dentre outros.
  7. Atividades-chave – Quais são as atividades mais importantes para que o seu negócio funcione da forma correta?
  8. Parcerias-chave – Quais são as empresas que podem ajudar o seu negócio a entregar a sua proposta de valor ao nicho de mercado escolhido?
  9. Custos – Quais os principais custos inerentes à operacionalização desse negócio, conforme delimitado nos blocos anteriores?

Conclusão

Escolhendo a ferramenta de gestão estratégica com maior aderência, o importante é desenvolvê-la com atenção e manter um acompanhamento do cenário interno e externos.

Para equipes com grandes números de executivos e funcionários que estão conectados com o negócio, é importante construir as visões com a participação de todos ou comunicá-los. Porque isso garante a sinergia e engajamento do time e, com certeza, enriquece a análise e amplia a visão do dono do negócio para as oportunidades que estão acontecendo no mercado e na organização.

Roberto de Souza Furtado é consultor na Gouvêa Consulting.
Imagem: Freepik

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