Suvinil destina sobras de tintas para programa de logística reversa

O projeto-piloto teve início no início de 2020 e tem como princípios a economia circular

Visando oferecer um descarte apropriado para as sobras de tintas e embalagens, além de facilitar a jornada de pintura do consumidor, a Suvinil lançou um programa de logística reversa. O projeto-piloto teve início no início de 2020 e tem como princípios a economia circular. Atualmente, encontra-se em sua versão final, realizando a coleta de sobras de qualquer fabricante de tinta nos pontos de venda parceiros da marca.

A Suvinil realiza treinamento com os vendedores das lojas, oferecendo material informativo para que possam abordar os clientes no momento da venda. Isso estimula o consumidor a lembrar-se de trazer as sobras dos produtos de volta para descarte apropriado. Dessa forma, por meio da informação, a marca pretende promover mudanças na cultura de consumo, conhecimento e viabilização da coleta de resíduos em seus pontos de venda.

“O programa de logística reversa representa o caminho que estamos trilhando na sustentabilidade, aliado ao nosso compromisso com a facilitação da jornada de pintura”, comenta Ariane Zanetti, gerente de Relacionamento com os profissionais da pintura na marca.

O programa possui 50 pontos e 12 grupos de lojistas, atualmente, espalhadas pelos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. A marca já conta com mais 36 pontos de coleta disponíveis para os consumidores em lojas.

Suvinil destina sobras de tintas para programa de logística reversaImpactos ambientais

Os resíduos são submetidos a um processo de coprocessamento, transformando-se em energia que será utilizada em outros processos industriais, como a produção de cimento, por exemplo. Mais de 11 toneladas de material já foram encaminhadas para processamento energético e reciclagem, através de mais de 194 coletas.

Mais de 3,1 milhões de litros de água e 391 kWh de energia foram economizados e de cerca de 40,9 kg de emissão de CO2 na atmosfera foi evitada, até maio 2023. E nesse período, 45,4% do material coletado foi reciclado e preservou cerca de 12,3 mil kg de minério de ferro, 6,9 mil kg de carvão mineral e 591 kg de calcário.

Pontos de coleta

O cliente precisará solicitar a documentação no momento da entrega para garantir que a lata seja destinada corretamente. Após a solicitação, ele receberá um e-mail com informações detalhadas e poderá consultar todos os dados pelo site.

Os pontos de coleta estão distribuídos da seguinte forma:

Serão aceitas sobras de tintas, embalagens de tinta plásticas, de aço ou sprays de qualquer marca. No entanto, essa ação não aceita pincéis e demais acessórios de pintura.

Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Freepik e Divulgação

Sair da versão mobile