Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

A busca pelo aumento da produtividade nos pontos de vendas

  • de Redação
  • 10 anos atrás

Por Luiz Alexandre de Paula Machado

A era da expansão desenfreada perdeu muita força por conta da redução da demanda, consequência da estagnação da economia, fazendo com que muitas das diretrizes estratégicas de expansão nas empresas varejistas fossem revistas. Adicionalmente a isso, outras questões incomodam os varejistas, principalmente aqueles que operam unicamente lojas físicas:

• Os consumidores estão cada vez mais informados e mais exigentes;
• Os insumos do varejo, tais como mão de obra, aluguel, fretes, serviços públicos, dentre outros, estão crescendo acima da inflação;
• Acirramento da concorrência por meio da internacionalização, da concentração em alguns setores e do crescimento em canais digitais;
• Dificuldade na contratação, treinamento de pessoas e retenção destes talentos.


 Leia também:

–Participantes ainda podem realizar credenciamento gratuito para Expo

–Alastair Kean é palestrante confirmado no LATAM Retail Show 2015


Com este cenário, certamente o varejo conta com grandes desafios e muitas oportunidades para buscar o aumento da produtividade nos atuais pontos de venda. Olhando pelo lado das oportunidades, os potenciais benefícios em revisitar toda a operação no ponto de venda podem ser sintetizados em duas frentes que vemos abaixo.

Menores custos operacionais:

• Ajuste no quadro de pessoal e escalas de trabalho;
• Redesenho de papéis e responsabilidades;
• Redução de perdas;
• Redução de despesas operacionais e de venda.

 Maior taxa de conversão:

• Equipamentos abastecidos corretamente;
• Produtos etiquetados e comunicados;
• Loja organizada e limpa;
• Agilidade nos processos de atendimento e vendas;
• Redução das filas;
• Aumento de controles;
• Metas claras e política de incentivo e comissões;
• Medição de resultados e da produtividade.

Para capturar todos esses benefícios de forma integral e perene, muito trabalho tem que ser feito na empresa. Não podemos subestimar um trabalho como esse, pois em sua maioria os grandes ganhos estão nos pequenos detalhes, na forma de gerir o negócio e principalmente em uma mudança na forma de se fazer, quebrando essencialmente os paradigmas. Portanto, deve haver uma pré-disposição em revisitar o tripé: pessoas, processos e tecnologia e assim capturar todos esses benefícios.

*Luiz Alexandre de Paula Machado (alexandre@gsmd.com.br) é head de Consultoria da GS&AGR Consultores

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado, Logística, Pontos comerciais
  • Tags: Alexandre Machadoartigocomércioconsultorconsultorialojas físicasLuiz Alexandre de Paula Machadopontos físicosvarejistavarejo

Conteúdo Relacionado

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

de Marcos Gouvêa de Souza 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

de Redação 18 de maio de 2025

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

de Redação 18 de maio de 2025

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

de Redação 18 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile