Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Dispara interesse por alimentos e bebidas com atributos sustentáveis

Pesquisa mostra que a sustentabilidade é um fator obrigatório entre os consumidores - e não mais um mero diferencial

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Dispara interesse por alimentos e bebidas com atributos sustentáveis

The girl takes out or puts on the shelf a small bottle of orange vegetable or fruit juice against the background of an open refrigerator with food. Concept of healthy drinks for diet and sports, close-up, shallow depth of field.

Quase metade dos consumidores (49%) já considera o fator sustentabilidade ao comprar alimentos e bebidas. Na América Latina, o índice é ainda maior, atingindo 75% no varejo e 72% no canal de bares e restaurantes. Os dados fazem parte de uma uma pesquisa sobre as expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade feita pela Kerry, empresa global de alimentos e bebidas.

Contando com mais de 14 mil entrevistados em 18 países (quase 5 mil na América Latina), o trabalho revelou crescente interesse por características e benefícios sustentáveis em alimentos e bebidas. Ainda segundo o estudo, estão na mira dos consumidores produtos e empresas que oferecem embalagens sustentáveis e desenvolvem iniciativas de preservação do meio ambiente e ajuda comunitária. Os consumidores também valorizam aspectos como itens orgânicos, redução de resíduos alimentares, origem local dos produtos e ausência de ingredientes artificiais.

Na América Latina, o interesse por esse conjunto de atributos seria maior do que em outras regiões pesquisadas, com 75% dos consumidores dizendo que eles têm uma forte influência sobre suas decisões de compra.

Para 84% dos entrevistados, ações individuais são importantes para a sustentabilidade. Já três em cada quatro esperam que as empresas invistam no tema.

Fator obrigatório

A diretora de insights da Kerry, Soumya Nair, acredita que os resultados posicionaram a sustentabilidade como um fator obrigatório entre os consumidores – e não mais como um mero diferencial.

“É interessante ver a ascensão de associações intrínsecas de sustentabilidade não só em mercados mais maduros como o Reino Unido, Benelux e França, mas em todos os países. Estes consumidores com uma visão de sustentabilidade procuram ativamente produtos alimentares e bebidas que tenham um impacto significativamente positivo no planeta, bem como na sua saúde e bem-estar pessoal, procurando produtos com rótulos limpos e ingredientes de origem local. Além disso, as diferentes expectativas em relação à demografia dos consumidores mostram como eles esperam que as empresas vão além de questões como embalagens sustentáveis, emissões de carbono e conservação da água.”

A pesquisa também revelou algo que muita gente já percebeu empiricamente: o interesse em torno da sustentabilidade varia conforme a idade dos entrevistados. Nesse quesito os “millennials” (nascidos entre 1980 e 1989) seriam mais profundamente envolvidos com a questão.

Citando números da Kantar, o estudo também lembra que o poder de compra dos consumidores engajados com a sustentabilidade já é superior a US$ 382 bilhões, abrindo óbvias oportunidades para os produtores e fabricantes de alimentos e bebidas. O relatório completo pode ser acessado no site da empresa.  

Imagem: Bigstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoalimentosbaresbebidasBrasilclienteClientescomportamentocompraconsumidorconsumidoresconsumodecisãoexperiênciafoodservicepandemiarestaurantesvendas

Conteúdo Relacionado

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

de Redação 31 de maio de 2025

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

de Redação 30 de maio de 2025

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

de Redação 30 de maio de 2025

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

de Redação 30 de maio de 2025

Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

de Redação 30 de maio de 2025

Meliuz fará oferta primária de ações de até R$ 450 milhões para compra de bitcoin

de Redação 30 de maio de 2025

Japão pode ajudar os EUA a fortalecer cadeias de suprimentos de minerais e chips

de Redação 30 de maio de 2025

Receita paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história

de Redação 30 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile