Rio Innovation Week tem início com foco em tecnologia e negócios

Especialistas discutem o impacto da automação e da inteligência artificial nas operações e estratégias

Rio

O Rio Innovation Week (RIW), conferência global de tecnologia e inovação, foi oficialmente aberto nesta terça-feira (13) por Fábio Queiróz, cofundador do evento e presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), e Bruna Reis, diretora-geral da conferência. O evento, realizado no Píer Mauá até o dia 16 de agosto, contou com a presença da primeira-dama do estado, Analine Castro, além de secretários estaduais, municipais e outras autoridades.

O “Conecta Varejo Grupo Boticário – Rio Innovation Week” reúne, até o dia 16 de agosto, profissionais de destaque em setores como varejo, alimentação e beleza, no Armazém 3 da feira. Pela primeira vez, o evento tem o patrocínio do Grupo Boticário.

Na abertura, Fábio Queiróz destacou a importância do evento para o turismo de negócios no estado e os objetivos da conferência. “O nosso propósito com o Rio Innovation Week é desenvolver ideias e gerar relacionamentos. Levar conhecimento para a sociedade”, afirmou.

A programação do “Conecta Varejo Grupo Boticário” começou com uma palestra de Eduardo Frezarin, CEO e cofundador da Yazo, sobre o poder dos eventos corporativos como ferramenta de marketing. Ele apresentou dados que demonstram como eventos podem gerar negócios, fortalecer marcas e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI). “Eventos geram experiência, conexões e aproximam marcas”, afirmou Frezarin.

Martha Gabriel, reconhecida como uma das maiores pensadoras digitais do Brasil, subiu ao palco para discutir “Inovação em ação”, destacando a importância da inovação como uma ferramenta de sobrevivência e vantagem competitiva no mercado. “Inovar é agregar valor perceptível para o público, gerando resultados positivos para a instituição”, afirmou Martha.

Na sequência, Patrícia Rodrigues, sócia da Mais Que Isso, abordou a importância da tecnologia no varejo, ressaltando que “toda venda começa com uma boa conversa” e que a tecnologia deve ser utilizada para apoiar o vendedor, não substituí-lo.

O painel “Logística Inteligente: como a digitalização & automação estão redefinindo o varejo” foi liderado por Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), com a participação de Marco Tenani, diretor de Logística e Distribuição do GPA, e Augusto Ghiraldelo, CCO da Invent Smart Intralogistics Solutions. O debate abordou inovações em automação e como essas tecnologias estão melhorando a eficiência no setor.

Gustavo Dieamant, diretor-executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos do Grupo Boticário, apresentou a palestra “Inovação e Tecnologia a Favor do ESG – Case O Boticário”, enfatizando que “o foco não está no cliente, mas na vida do cliente” e que práticas de ESG são fundamentais para as empresas que desejam estar alinhadas com os consumidores atuais e futuros.

O evento prossegue com uma agenda intensa de palestras e painéis até o dia 16 de agosto, abordando temas como inteligência artificial, inovação no varejo, e as novas tendências que estão moldando o futuro dos negócios.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile